Câmara de Agricultura do CONDEMAT+ avança com programa para uso sustentável da água por produtores do Alto Tietê
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Programa “Boas Práticas Agrícolas” terá investimento de R$ 600 mil, com 300 vagas para produtores da região. Iniciativa busca fortalecer a agricultura e preservar os recursos hídricos com apoio do FEHIDRO.


A Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região) deu mais um passo decisivo para fortalecer a sustentabilidade na agricultura da região. Foi realizada, na manhã desta terça-feira (03), a abertura dos envelopes do processo licitatório para a contratação da empresa que irá executar o programa "Boas Práticas Agrícolas e Técnicas de Irrigação" na Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê. A ação visa capacitar produtores rurais no uso racional da água nas lavouras.
O programa, a ser custeado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), reforça o compromisso da Câmara em promover práticas agrícolas sustentáveis e contribuir diretamente para a preservação dos mananciais do Alto Tietê. O grupo é formado por secretários e diretores de Agricultura da região.
A proposta vencedora do certame foi no valor de R$ 600 mil, e a empresa selecionada deverá ser oficializada nos próximos dias, após o prazo para apresentação de recursos, conforme explicou a diretora administrativa e presidente da Comissão de Licitações do CONDEMAT+, Mariana Ceragiori.
Para o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes e membro ativo da Câmara Técnica e da Comissão de Licitações do Condemat+, Renato Abdo, o programa é fundamental para garantir a sustentabilidade da atividade agrícola, especialmente em uma região estratégica como o Alto Tietê, que abriga importantes mananciais.
“A atuação da Câmara de Agricultura do CONDEMAT+ tem sido essencial para aproximar os produtores das boas práticas e do manejo sustentável. Esse projeto é uma resposta concreta à necessidade de equilibrar produção agrícola com preservação ambiental, especialmente no que se refere ao uso da água, que é um recurso cada vez mais escasso e valioso”, destacou Renato, informando que a proposta inicial é de oferecer 300 vagas de capacitação que serão distribuídas entre:
80 para Salesópolis
40 para Biritiba Mirim
40 para Mogi das Cruzes
40 para Suzano
100 vagas para os demais municípios do Alto Tietê
A coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT+ e diretora de Agricultura de Salesópolis, Natália Santos, reforça que o trabalho coletivo dos municípios tem sido decisivo para fortalecer a agricultura regional.
“A Câmara vem desempenhando um papel estratégico na elaboração de projetos que atendem às reais demandas dos agricultores, especialmente quando falamos em sustentabilidade e gestão eficiente dos recursos hídricos. Este programa não é só uma capacitação, é um investimento no futuro da nossa região, na qualidade da produção e na proteção dos nossos mananciais”.
A abertura dos envelopes contou ainda com a participação da secretária adjunta de Agricultura de Biritiba Mirim, Fabiana Brambatti, que também integra a Comissão de Licitações.
O programa “Boas Práticas Agrícolas” deverá ser implementado nos próximos meses, após a finalização do processo licitatório, e vai abordar temas como captação, manejo, uso racional da água e práticas agrícolas sustentáveis.
A atuação da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT+ reafirma o compromisso dos municípios do Alto Tietê com uma agricultura forte, produtiva e, sobretudo, alinhada aos princípios da sustentabilidade ambiental. "As Boas Práticas Agrícolas são importantes para garantir a segurança alimentar, proteger a saúde humana, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas", sintetizou Renato Abdo.

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho
4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres está com inscrições abertas

Prefeitura de Mogi se reúne com comerciantes do Mercado Municipal para debater revitalização do prédio

Agentes municipais de trânsito participam de capacitação com especialista referência nacional

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco são sorteadas e terão casa própria em Cezar de Souza