1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua” será realizado nesta sexta-feira
Secretaria de Assistência Social
Evento será no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes, das 8h às 12h30, com participação livre e gratuita para todos os interessados
A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta sexta-feira (19/04) o 1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua”. Este será mais um espaço promovido pela Prefeitura de Mogi para tratar especificamente deste tema e o evento vai se estender das 8h às 12h30, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes, com participação livre e gratuita para todos os envolvidos e interessados.
O objetivo do seminário é ampliar entre as pessoas o conhecimento sobre todo o histórico de trabalho desenvolvido pelo município na atenção à pessoa em situação de rua, tornando-se ferramenta de disseminação de informação e também um espaço de diálogo sobre desafios do presente e futuro. Ele será organizado em duas mesas, sendo a primeira destinada a apresentações e a segunda a rodas de conversa.
A primeira mesa será iniciada com a apresentação de dados da Vigilância Socioassistencial, que integra o departamento de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social, mostrando o diagnóstico atual da população em situação de rua da cidade. Também haverá falas sobre a rede de atendimento a esse público, o que engloba o Centro POP, o Serviço Especializado de Abordagem Social e as unidades de acolhimento institucional.
Neste último tópico, um dos destaques que será detalhado ao público presente é o processo de reordenamento do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, trabalho este que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2021, a partir da identificação da necessidade da diferenciação no atendimento a este público conforme distintos estágios e perfis.
A segunda mesa do seminário, composta por rodas de conversa, trará diálogos sobre avanços e desafios na atenção especializada à população em situação de rua, espaços de participação e controle social, perfil da população em situação de rua nos acolhimentos, saúde mental e população em situação de rua, segurança na cidade, avanços e desafios para a oferta de proteção social para este público.
O seminário deve ser finalizado com depoimentos e relatos de pessoas que superaram ou estão em processo de superação da situação de rua, que agregam ao diálogo e debate e embasam todo o trabalho realizado pela Prefeitura de Mogi. O que dará a vez à seção de perguntas e respostas, que encerrarão o evento.
O auditório da UMC, onde será realizado o 1º Seminário “Desafios e Lutas da Pessoa em Situação de Rua”, fica na avenida na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida, 200, no Centro Cívico.
Projeto Passarinhada tem inscrições abertas para edição que será realizada no Parque Municipal, dia 15
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atendem distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 7
Cemforpe recebe 1ª plenária do Conselho Mirim das escolas municipais de Mogi das Cruzes
Prefeitura lança consulta pública para aprimorar trabalho de arborização urbana
2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes realiza apresentações artísticas estudantis no Tuta