Assistência Social abre inscrições para a Feira de Troca e Formação em Economia Solidária

Secretaria de Assistência Social

Evento será no dia 7 de junho, na Incubadora Social de Jundiapeba e a participação é gratuita

03 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social está abrindo inscrições para pessoas que queiram participar dos próximos eventos promovidos pelo programa Conduz. A próxima ação da agenda será a Feira de Troca e Formação em Economia Solidária, que será no dia 7 de junho e as inscrições já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online. 

Inscreva-se

Os eventos do Conduz são realizados com o intuito de promover os princípios da economia solidária, além de garantir a interação e troca de experiências entre grupos de empreendimentos econômicos solidários. Proporcionam ainda espaço para exposição e venda de produtos, além de possibilitar novas parcerias. O programa prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas que residem nas proximidades de cada evento e grupos acompanhados pelo programa Conduz. 

Economia solidária é uma forma diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver, valorizar o ser humano, a natureza e o trabalho, saber a origem dos produtos consumidos e incluir pessoas que estão fora do mercado de trabalho. É gerar renda, trabalho e uma vida mais justa. Empreendimentos econômicos solidários são formados por grupos de pessoas que trabalham de forma cooperada, solidária e autogestionária.

O CONDUZ é o programa municipal de geração de trabalho e renda, instituído pela Lei n°7.901,  de 22 de março de 2023. Tem como público-alvo a população que utiliza os serviços da Política de Assistência Social e está estruturado em três eixos de atuação, sendo um deles o “Qualificar para Incluir”, que oferta cursos de qualificação profissional. 

Um segundo eixo é o “Programa Municipal de Aprendizagem”, formalizado em Lei nº 7.793/2022, que institui vagas de jovem aprendiz dentro da administração pública. O terceiro eixo é a “Incubação Social”, na qual são desenvolvidas ações voltadas para geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária, com o fomento de empreendimentos econômicos sociais, pautados pelos princípios da autogestão, cooperação e solidariedade. 

A Secretaria de Assistência Social, por meio do programa Conduz, também está com chamamento aberto para oficineiros e com inscrições para o processo de incubação social