Assistência abre inscrições para interessados em participar do processo de incubação social
Secretaria de Assistência Social
Quem tem interesse em receber acompanhamento do programa Conduz na Incubadora Social de Jundiapeba já pode se inscrever

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, acaba de abrir inscrições para interessados em participar do processo de incubação social, na Incubadora Social de Jundiapeba. Há vagas para as áreas de gastronomia, costura criativa, estética e beleza e quem quiser participar deve se inscrever até o dia 23 de maio por meio de formulário online.
O público alvo da incubação social é composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão fora do mercado formal de trabalho e que desejam gerar renda de forma coletiva. Serão priorizados moradores de Jundiapeba e adjacências, com ou sem experiência, que tenham identificação e interesse em gerar renda na área escolhida.
A Incubação Social é um conjunto de ações voltadas para geração de trabalho e renda na perspectiva da economia solidária, com o fomento de empreendimentos econômicos sociais, pautados pelos princípios da autogestão, cooperação e solidariedade.
O processo de incubação social tem como objetivo apoiar e formar empreendimentos econômicos solidários, disponibilizar espaço e meios de produção e comercialização, promover o desenvolvimento econômico e social, promover uma rede de contatos entre empreendimentos e o comércio local e promover a cultura da economia solidária em Mogi das Cruzes.
Economia solidária é uma forma diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver, valorizar o ser humano, a natureza e o trabalho, saber a origem dos produtos consumidos, incluir pessoas que estão fora do mercado de trabalho. É gerar renda, trabalho e uma vida mais justa. Empreendimentos econômicos solidários são formados por grupos de pessoas que trabalham de forma cooperada, solidária e autogestionária.
A incubação social é um dos três pilares do Conduz - Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, que ganhou legislação própria em fevereiro de 2023. O programa é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como outros pilares o FAZ, que visa inserir jovens em programas de aprendizagem na administração pública e o Qualificar para Incluir, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes.
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Semae fará manutenção de bombas que abastecem região do Itapeti, nesta quarta (29)
Prefeitura realiza audiência pública sobre orçamento de 2026, nesta terça-feira (28)