Assistência Social apresenta desafios e avanços nos 100 primeiros dias de gestão
Secretaria de Assistência Social








A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na manhã desta quinta-feira (22/02), a prestação de contas referente aos 100 primeiros dias de trabalho junto à atual gestão. O objetivo do encontro foi apresentar desafios encontrados, soluções adotadas, avanços já obtidos e também os próximos passos dentro do plano de trabalho articulado pela atual equipe. Tudo isso tendo em vista a constante qualificação dos serviços prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade do município.
A reunião contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, que deixou uma mensagem de agradecimento e incentivo a todos os trabalhadores diretos e indiretos da Secretaria. “O que nos une é o cuidado e a vontade de melhorar, de acertar e de fazer. A Assistência Social desenvolve um trabalho fundamental dentro da administração da cidade e agradeço muito pelo trabalho e comprometimento de cada um de vocês”, pontuou.
A estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Assistência Social foi o primeiro tópico apresentado. Conforme exposto, a Pasta atualmente é dividida em sete departamentos e oferta 30 serviços de execução direta, mais 47 de execução indireta - esses últimos geridos em parceria com organizações da sociedade civil.
Os departamentos que integram a Secretaria são: Gestão de Gabinete, Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira, Gestão de Parcerias, Proteção Básica, Proteção Especial, Gestão de Cadastro Único e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também compõem a Pasta a Divisão de Recursos Humanos, divisão de parcerias, divisão administrativa e financeira, divisão orçamentária e contratos, divisão de infraestrutura, de almoxarifado, de frotas e divisão dos Conselhos Tutelares.
Entre os principais serviços e equipamentos vinculados à Assistência Social, estão sete unidades do CRAS, duas unidades do CREAS, os programas Criança Feliz, Conduz, CriaMundo, Centro POP, Serviço de Abordagem Social, Família Acolhedora, Vila Dignidade e a Central de Cadastro Único.
Após apresentação do arranjo administrativo da Pasta, passaram a ser exibidos os principais feitos dos primeiros 100 dias da atual gestão. Foram destacadas ações como a Operação Verão e ação emergencial de auxílio a mais de 120 famílias de regiões como Oropó e Jundiapeba, além do abrigamento temporário providenciado pela Prefeitura, que chegou a receber seis famílias por um breve período, até que elas puderam retornar para seus domicílios.
Também foram destacados os avanços na rede de atendimento a pessoas em situação de rua, o que incluiu a criação de uma sede administrativa para o Serviço de Abordagem Social, um novo Whatsapp para o recebimento de demandas por parte dessa mesma equipe e as melhorias estruturais que estão sendo feitas no Centro POP.
Outros feitos pontuados foram os mutirões Cadastro Único nos bairros, o lançamento do programa Bolsa Cuidados, a nova plataforma de inscrição do programa municipal de Aprendizagem e o retorno dos Conselhos Tutelares aos territórios de referência.
A secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, falou sobre alguns pontos de atenção identificados, como falta de equipe em programas e equipamentos não garantido o atendimento minimo, demanda reprimida de atendimentos sociais e entregas aquém da capacidade em programas de transferência de renda, além da retomada das visitas de acompanhamento periódico nas organizações da sociedade civil e articulação dos recursos para a capacitação do CriaMundo.
Para solucionar o que foi mapeado, a Secretaria vem adotando uma série de providências, como o emprego de novos instrumentais para melhorar o fluxo de atendimento, implementação de novo sistema de informações em desenvolvimento, realização de visitas frequentes às organizações parceiras, atualização dos diagnósticos dos territórios, remanejamento de servidores para completar equipes e aplicação de estratégia de fomento para ampliar o número de atendimentos de programas sociais.
Um dos resultados já mensurados é o aumento no número de atendimentos do programa Bolsa Família, que já é 43% superior ao mesmo período do ano passado.
Outras melhorias que virão em breve são a criação de uma sede fixa da Central CadÚnico em Jundiapeba, uma vez que o distrito reúne 32% dos cadastros desatualizados do CadÚnico do município, a municipalização do programa Viva Leite, o início da operação do CriaMundo e também dos pagamentos do programa Bolsa Cuidados, a retomada em junho do programa Quitanda Social com equipe completa e articulações para o lançamento dentro de pouco tempo da Operação Inverno 2025.
Além da secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, conduziram a apresentação a diretora de Proteção Social Básica, Rosinete Paiva, a diretora de Proteção Social Especial, Adelene Camargo Choairy e a diretora de Gestão do SUAS, Marisa Iamamoto.
A prestação de contas dos 100 dias da Secretaria de Assistência Social também contou com a presença do secretário municipal de Longevidade, Mauro Yokoyama, da secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, do presidente superintendente do IPREM, Felício Kamiyama, da secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, do secretário municipal de cultura, Guilherme De La Plata, além da secretária adjunta de Habitação, Silvia Zamai e da secretária adjunta de Segurança, Thais Nascimento.
Também estavam presentes os vereadores Edson dos Santos, Osvaldo Antonio da Silva, Johnross Jones Lima, Milton Lins da Silva e Johnny Fernandes da Silveira , além de representantes de entidades como Abrac, Sincomércio e outras organizações da sociedade civil parceiras da Secretaria de Assistência, gerentes de equipamentos da Assistência e demais técnicos da Pasta.

Mogi das Cruzes dá início na próxima segunda-feira (04/08) ao "Agosto Verde", mês dedicado à Primeira Infância

Inscrições para novos membros do CACS/Fundeb e do Conselho Municipal de Educação vão até o dia 12 de agosto

1ª Gincana Poliesportiva 60+ reúne mais de 500 pessoas

Prefeita Mara Bertaiolli homenageia escolas municipais premiadas pelo Programa Alfabetiza Juntos SP

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes encerra programação com concerto sinfônico na sexta, 1