Assistência Social faz o lançamento oficial do Programa Municipal de Aprendizagem
Secretaria de Assistência Social
Por meio do programa, um grupo passará a trabalhar na Prefeitura como jovens aprendizes
A Secretaria Municipal de Assistência Social fez, na manhã desta terça-feira (30/04), o lançamento do Programa Municipal de Aprendizagem. Por meio dele, um grupo de jovens passará a trabalhar na Prefeitura como jovens aprendizes, em diversas Secretarias. A contratação se dá conforme previsto na CLT, de forma que eles gozarão de descanso semanal remunerado, férias, 13º salário, FGTS, vale-transporte e curso de capacitação.
O prefeito Caio Cunha recebeu o grupo dos primeiros jovens selecionados e falou sobre a importância da atuação de cada um deles na Prefeitura. “Acreditamos muito na parceria entre gestão pública e privada e acreditamos em vocês como os próximos líderes da nossa cidade, portanto bem-vindos, é uma honra e uma alegria recebê-los e estamos à disposição de cada um de vocês”, pontuou.
O Programa Municipal de Aprendizagem foi criado pela lei Municipal nº 7.793, de 27 de maio de 2022 e a prioridade na seleção, conforme critérios estabelecidos, fica com adolescentes e jovens com idades entre 14 e 21 anos e em cumprimento de medida socioeducativa, em situação de acolhimento institucional, retirados do trabalho infantil e / ou em situação de vulnerabilidade e risco social.
Trata-se, portanto, de uma ferramenta para dar continuidade ao acompanhamento dos jovens e adolescentes dentro da política de Assistência Social, oportunizando geração de trabalho e renda. É também uma maneira e assegurar proteção social aos jovens atendidos e proporcionar aos aprendizes formação técnico-profissional que possibilite oportunidade de ingresso no mundo do trabalho
“Este é um sonho muito antigo da Assistência Social e que, como tantos outros, estamos tendo enfim a possibilidade e o privilégio de concretizar. Para executar o programa, foi feita uma captação de recursos via Condeca, mas também há aporte do município, além de apoio de empresas parceiras. Isso vem para complementar o que o município e a rede já vêm fazendo e vem embasado em uma lei, portanto vai se tornar uma política pública efetiva”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Adriana Ferreira dos Santos.
O chefe de Gabinete e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Gabriel Bastianelli, também enfatizou a característica perene trazida pela legislação, além de ressaltar a relevância do programa. “Trabalhamos diuturnamente para a geração de emprego e renda, portanto este é um programa muito alinhado com o que desejamos, que é uma Mogi das Cruzes mais justa e igualitária. Saibam que nossa cidade precisa do esforço e da dedicação de cada um de vocês. Desejo uma jornada de sucesso a todos e contem conosco”, enfatizou.
A cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Aprendizagem também contou com a presença das gerentes de RH das empresas AGCO e Niterra, Daniela Chaudar e Fabiana Rodrigues - as duas empresas fizeram doação de recurso ao programa a partir do Imposto de Renda e da presidente da Associação Reduca, Rozenaide Ribeiro - a organização foi selecionada mediante chamamento público para executar, em parceria com a Prefeitura, o programa.
Também se fizeram presentes Marli Ribeiro, presidente da Abrac, Antônio Ferreira da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - CMDCA, além de representattes dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS e também equipes que atuam em serviços como CRAS, CREAS, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), equipes da abordagem social e serviços de acolhimento institucional.
Durante a cerimônia, foi também exibido um vídeo gravado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Mogi das Cruzes, Gioia Perini, em que ele pontua o avanço trazido pela implementação do programa. “Com este programa, estamos quebrando preconceitos e paradigmas. Saibam que, além de estarem sendo preparados na teoria e na prática, o trabalho de vocês vai transformar para melhor a vida de alguém”.
Um dos jovens selecionados, Ian Lucas Guimarães, falou aos presentes sobre a alegria de ter sido contemplado. Ian reside há um ano e meio no serviço de acolhimento na modalidade República Jovem, que foi criado nesta gestão e disse que, desde que lá está, ainda não tinha aparecido oportunidade de emprego. “Pedi muito e hoje tive a notícia maravilhosa de que vou poder trabalhar aqui na Prefeitura. Temos que seguir com a cabeça erguida sempre, apesar das dificuldades”.
O Programa Municipal de Aprendizagem será executado de forma articulada com o programa Conduz. A princípio, os jovens aprendizes terão carga horária de 30 horas semanais, divididas entre atividades teóricas e práticas desenvolvidas no ambiente de trabalho, que promovam o desenvolvimento de habilidades e atitudes, de senso de responsabilidade e iniciativa, de valores éticos e de conhecimento por meio da consciência de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Outros objetivos do programa são desenvolver um plano individualizado de atendimento a cada aprendiz, criar condições favoráveis para inserção ou reinserção no sistema educacional e fomentar a educação financeira para jovens e adolescentes. O primeiro grupo de jovens contemplados foi selecionado a partir de um chamamento público aberto e seleção feita por uma comissão criada com esse intuito, pela Portaria n.04 de 16 de setembro de 2022.
A cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Aprendizagem contou ainda com a presença da gerente do programa Conduz, Vera Suzart e da assistente social, Celeste Xavier Gomes. Após o lançamento, que aconteceu no auditório do prédio-sede, os jovens fizeram uma primeira visita às demais instalações da sede do Executivo.
Projeto Passarinhada tem inscrições abertas para edição que será realizada no Parque Municipal, dia 15
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atendem distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 7
Cemforpe recebe 1ª plenária do Conselho Mirim das escolas municipais de Mogi das Cruzes
Prefeitura lança consulta pública para aprimorar trabalho de arborização urbana
2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes realiza apresentações artísticas estudantis no Tuta