Assistência Social promove roda de conversa Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes
Secretaria de Assistência Social
Diálogo foi realizado em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na manhã desta terça-feira (14/05), a roda de conversa Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O diálogo foi realizado em alusão à campanha, também denominada Maio Laranja, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a presença de profissionais da área da Assistência Social e demais envolvidos na rede de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A oficialização do 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes se deu por meio da Lei Federal nº 9.970/2000. A data foi criada em memória ao caso da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, no dia 18 de maio de 1973. Neste ano, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.
O encontro teve como proposta se debruçar sobre as múltiplas necessidades existentes dentro tema e revisitar as políticas voltadas para o atendimento deste público em Mogi das Cruzes, além de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a aderir à causa da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Por isso, durante a conversa, foram apresentados todos os elementos que compõem esta rede, destacando seus fluxos e formas de encaminhamento, visando a superação de casos de violação de direitos contra crianças e jovens. Também foi destacado o apelo para a importância da denúncia, que muitas vezes ainda deixa de ser feita e é o primeiro passo para que a situação possa ser trabalhada, visando a proteção da vítima e a prevenção de novos episódios.
“É necessário e urgente garantir a todas as crianças e aos adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. Nesta gestão, estamos tendo a oportunidade de evoluir em diversos aspectos dentro da política de Assistência Social e reuniões como esta são essenciais para que sigamos aprimorando este trabalho, de forma integrada, com todos os atores das mais diversas áreas que compõem esta rede”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Adriana Ferreira dos Santos.
A roda de conversa seguiu com uma sequência de apresentações sobre a rede de proteção e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e/ou exploração sexual. Assim, foram feitas explanações de gerentes, coordenadores e equipes do CRAS, Programa Criança Feliz, Projeto Anjos da Guarda, Vagalume, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Conselho Tutelar Centro e CREAS Braz Cubas.
Terminado o primeiro ciclo, iniciou-se o segundo, com a apresentação do guia sobre como proteger crianças e adolescentes da violência, conduzida pela psicóloga Carolina Xavier, que integra o departamento de gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social, este responsável pela gestão do trabalho e é também membro do Comitê de Gestão Colegiada da rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA). O link com o conteúdo do guia estará disponível para consulta pública dentro dos próximos dias.
O evento teve ainda a formação de roda de conversa para interação direta entre todos os profissionais da rede de proteção presentes, com mediação da diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luana Guimarães. O objetivo foi levantar e debater pontos sensíveis dentro do sistema existente, para o cumprimento da finalidade de proteção e provimento de cuidados de crianças e adolescentes
Também participaram da roda de conversa o diretor da Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS), José Resende Filho, o presidente do CMDCA, Antônio Ferreira da Silva Junior, além dos profissionais que conduziram as apresentações sobre seus respectivos serviços, programas e equipamentos.
Maio Laranja
A agenda especial da Secretaria Municipal de Assistência Social terá continuidade pelos próximos dias, com ações em diversos equipamentos, serviços e locais. Nesta quarta-feira (15/05), por exemplo, haverá roda de conversa no CRAS Jardim Layr (9h30) e CRAS Vila Brasileira (14h), além de oficinas com famílias no CRAS Jundiapeba II (9h30). Na quinta-feira (16/05), mais uma roda de conversa será realizada no CRAS Jardim Layr (13h30).
Na sexta-feira (17/05), haverá encontro com famílias no CRAS Jundiapeba II (9h) e, também às 9h, a tradicional caminhada da campanha, que partirá da Praça Coronel Benedito de Almeida (Praça da Matriz). Já neste sábado (18/05), a partir das 9 horas, haverá oficinas para crianças e adultos no Parque Centenário, com organização das equipes dos CREAS Centro e Braz Cubas.
Na próxima segunda-feira (21/05), o CRAS Jundiapeba II promoverá, às 14h, um encontro entre grupo de mulheres e também oficina com crianças. A programação se encerrará na próxima terça-feira (22/05), com uma oficina para famílias às 14h no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jabuti, em Jundiapeba.
Projeto Passarinhada tem inscrições abertas para edição que será realizada no Parque Municipal, dia 15
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atendem distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 7
Cemforpe recebe 1ª plenária do Conselho Mirim das escolas municipais de Mogi das Cruzes
Prefeitura lança consulta pública para aprimorar trabalho de arborização urbana
2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes realiza apresentações artísticas estudantis no Tuta