Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nesta quinta-feira no Cemforpe
Secretaria de Assistência Social
Conferência promove a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável


O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e apoio da Secretaria Municipal de Longevidade, vai promover nesta quinta-feira (29/05) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro será realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), das 8h às 17 horas e será aberto a todos os interessados, porém, para ter direito a voto, será necessário se credenciar. O credenciamento será feito no próprio local, das 8h às 9h.
Neste ano, o tema é "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". A proposta, logo, é discutir e fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos das pessoas idosas, especialmente em um contexto de envelhecimento populacional, realidade esta que não pertence apenas à Mogi das Cruzes, como a todo o país.
O tema será dividido em cinco eixos temáticos, que são: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais (I); fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa (II); proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa (III), participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices (IV) e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.vez mais diverso (V).
De cada eixo temático, devem sair propostas estaduais e nacionais, que ao final serão selecionadas mediante voto. Durante o evento, também serão eleitos os delegados e suplentes para participar da Conferência Estadual, que deve ser realizada entre os dias 17 e 21 de agosto deste ano. Como etapa preparatória, foram realizadas mais de dez pré-conferências, em equipamentos e serviços especializados no atendimento à pessoa idosa, nas mais diversas regiões do município.
As conferências são espaços de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, por intermédio do diálogo entre o poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda.
Os objetivos, portanto, são promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
O Cemforpe, onde será realizada a conferência, fica na rua Antenor de Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar.

Prazo final para cadastramento para comércio de Finados termina nesta sexta-feira

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"