Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne mais de 200 pessoas no Cemforpe
Secretaria de Assistência Social
A conferência é um espaço de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas






O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria da Longevidade, promoveu nesta quinta-feira (29/05) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro reuniu mais de 200 pessoas no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e contou com a participação da prefeita Mara Bertaiolli.
Em sua fala, a prefeita enalteceu a importância de eventos como a conferência, visando a evolução das políticas públicas em prol da população idosa da cidade e também anunciou ações que vão beneficiar diretamente esse público, que são a reforma das 77 Academias da Terceira Idade (ATI), do Pró-Hiper e também da Unica Fisio, em Braz Cubas - esta última está inclusive fechada em função das más condições de conservação do prédio. Já no caso das ATIs, além das melhorias estruturais, Mara também garantiu que elas voltarão a ter professores para guiar os usuários.
“Nós temos a obrigação de criar políticas públicas para proteger os nossos idosos e ampliar a qualidade de vida, a participação social e o protagonismo da pessoa idosa. Por isso, criamos a primeira Secretaria da Longevidade do estado de São Paulo e estejam certos de que trabalharei incansavelmente para que o idoso de Mogi das Cruzes seja bem cuidado e respeitado”, pontuou.
A secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, também falou sobre a relevância da conferência, tendo em vista o envelhecimento da população. “Nós estamos aqui com um único propósito, que é melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Mogi saiu na frente neste sentido, com a criação da Secretaria de Longevidade. Esper que hoje seja um dia de voz, escuta e construção de políticas públicas que façam com que a nossa população possa envelhecer com saúde e acesso aos seus direitos”.
O secretário municipal de Longevidade, Mauro Yokoyama, também destacou a iniciativa do município com a criação da Secretaria que está à frente e sobre a meta de todos com a realização desse tipo de encontro. “Nosso intuito é buscar os direitos que todos os idosos merecem. Tenho convicção de que nesta gestão vamos evoluir muito neste tema, a começar por este evento, que certamente será coroado de êxito”.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Patrícia Regina de Paiva, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de eventos como esse. “Estamos vivendo um momento histórico para o nosso movimento em defesa dos direitos da pessoa idosa. No tema envelhecimento, temos uma urgência por equidade e a garantia de acesso a direitos e participação. Fizemos 13 pré-conferências e hoje é a oportunidade de debater todas as propostas, que são tão importantes para esse público”, pontuou.
Antes da formação das mesas temáticas a conferência contou com uma palestra, conduzida por Luiz Fernando Prado de Miranda, sobre o tema oficial das conferências de 2025, que é "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação".
O tema foi dividido em cinco eixos temáticos, que são: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais (I); fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa (II); proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa (III), participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices (IV) e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.vez mais diverso (V).
De cada eixo temático, saíram propostas estaduais e nacionais, que ao final foram selecionadas mediante voto. Durante o evento, também foram eleitos dois delegados, para participar da Conferência Estadual, que deve ser realizada entre os dias 17 e 21 de agosto deste ano.
As conferências são espaços de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, por intermédio do diálogo entre o poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda.
Os objetivos, portanto, são promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa também contou com a participação de Antonio Freire Mármore, o maestro Niquinho, que encantou o público com canções clássicas executadas no piano. Além de garantir o fundo musical, ele também se fez presente enquanto representante da terceira idade. Ao lado dele, estavam também o médico Nobolo Mori e Pedro Luiz, que é um usuário da política da Assistência Social, por meio do Centro Dia do Idoso.
Outras presenças no evento foram a do delegado do Idoso, Jorge Luís Neves, e dos vereadores José Francimário Vieira, Inês Paz, Johnny Fernandes da Silveira, Priscila Yamagami Kähler e Iduigues Ferreira Martins. Representantes de entidades e organizações da sociedade civil também acompanharam a conferência, além de técnicos das Secretarias envolvidas na organização e o público interessado.

Mogi das Cruzes dá início na próxima segunda-feira (04/08) ao "Agosto Verde", mês dedicado à Primeira Infância

Inscrições para novos membros do CACS/Fundeb e do Conselho Municipal de Educação vão até o dia 12 de agosto

1ª Gincana Poliesportiva 60+ reúne mais de 500 pessoas

Prefeita Mara Bertaiolli homenageia escolas municipais premiadas pelo Programa Alfabetiza Juntos SP

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes encerra programação com concerto sinfônico na sexta, 1