Parceria entre Prefeitura e UMC vai ampliar e qualificar serviços da rede socioassistencial
Secretaria de Assistência Social
Alunos da universidade vão inicialmente atender a Vila Dignidade, pessoas em situação de rua e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade








A Prefeitura de Mogi e a Universidade de Mogi das Cruzes assinaram, na noite desta terça-feira (26/08) uma parceria, que visa qualificar os atendimentos na rede socioassistencial, além de propiciar maior inclusão social e vivência comunitária aos estudantes universitários. Trata-se de uma ação pioneira, que está sendo iniciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, porém pode ser absorvida por diversas outras Secretarias e áreas.
Por meio do acordo, alunos da UMC vão fazer projetos de extensão da universidade em parceria com os equipamentos da Assistência Social. A iniciativa busca unir esforços entre a universidade e a gestão pública, permitindo que os alunos contribuam com seus conhecimentos e práticas acadêmicas para fortalecer o atendimento social no município.
Outro objetivo é desenvolver atividades de extensão voltadas para ações sociais que beneficiem a população em situação de vulnerabilidade. A parceria também atende à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que tornou obrigatória a atividade de extensão universitária em todos os cursos de graduação do Brasil.
“Esta é uma parceria que beneficia a Prefeitura, beneficia os alunos da universidade e a própria UMC, mas beneficia principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade, que são quem mais precisa e agora elas terão novos serviços, ainda mais qualificados, em diversos equipamentos. Agradeço muito à equipe da Secretaria de Assistência e também a todos da UMC que possibilitaram a concretização dessa iniciativa inovadora”, destacou a prefeita, Mara Bertaiolli.
Nesta primeira fase, a Assistência Social vai operacionalizar a parceria em três projetos. Um deles é na Vila Dignidade, com funcionamento de placas solares no local, além de atendimento aos moradores nas áreas de Educação Física e Fisioterapia. Trata-se de serviços inéditos no equipamento, que agora serão viabilizados com a atuação dos estudantes da universidade.
Outro serviço em que eles atuarão é no reforço do atendimento sócio-educacional a pessoas em situação de rua, em complemento ao trabalho que já é desenvolvido pela Secretaria, por meio das equipes do Centro POP e do Serviço de Abordagem Social. Os estudantes vão ainda fazer atendimento odontológico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Essa parceria vai proporcionar uma ampliação nos serviços para nossos usuários, a partir de atividades de extensão em que os alunos irão junto com os técnicos da Assistência desenvolver novos cuidados, como o acompanhamento odontológico em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para nossas crianças e adolescentes, acompanhamento com fisioterapeuta para nosso idosos e estudo socioeducativo e psicossocial para as PSR. Isso garantirá ainda mais acesso, mais acolhimento e mais inserção social”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano.
Além desses projetos iniciais, a parceria também contempla e possibilita novas ações, projetos e serviços em parceria com alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Direito e as Engenharias. Tudo isso aplicado de forma prioritária a públicos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, pessoas idosas, crianças, adolescentes e mulheres atendidos pela rede socioassistencial.
A parceria foi assinada sob a forma do acordo de cooperação técnica nº 19, de 25 de agosto de 2025. Também participaram da solenidade o diretor administrativo da Universidade de Mogi das Cruzes, Luiz Carlos Jorge de Oliveira Leite, a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UMC, Tatiana Mello e oos vereadores Johnross Jones Lima e Milton Lins da Silva.

Prazo final para cadastramento para comércio de Finados termina nesta sexta-feira

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"