Prefeita de Mogi determina reforço da abordagem social e de saúde nas ruas
Secretaria de Assistência Social


Na noite desta quarta-feira (25/06), a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou o trabalho das equipes de abordagem social e do Consultório na Rua, garantindo atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua em inúmeros pontos da cidade. O trabalho teve início na Praça Antônio Batalha, no bairro do Shangai, e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis.
As equipes também percorreram o Terminal Estudantes e Terminal Geraldo Scavove, Teatro Vasquez, Largo do Carmo e Largo São Benedito, Edifício Atrium (Banco do Brasil), Praça da Matriz/Centro Cultural, Largo do Rosário, Terminal Central, Praça do Totó, Rua Casarejos (Mega Motos) e Av. Francisco Rodrigues Filho (Mogilar).
“Estamos aqui porque acreditamos que cada vida importa. O cuidado com a população em situação de rua precisa ser humano, acolhedor e contínuo. Nossa missão é garantir que essas pessoas sejam vistas, ouvidas e atendidas com dignidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A ação integra a Operação Inverno, garantindo vagas em abrigos e abordagem às pessoas em situação de rua. A ação é realizada no período noturno, por agentes sociais, garantindo o acolhimento e atendimento necessário a estas pessoas. A população também pode acionar a equipe responsável pelo WhatsApp (11) 99827-0909 – Centro de Abordagem Social.
Já as equipes de saúde garantiram o atendimento médico, com aplicação de medicamentos (quando indicados), testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e orientações sobre a vacina contra o HPV, câncer do colo do útero e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
“O Consultório na Rua é uma ação concreta de cuidado com quem mais precisa. A parceria entre a Saúde e a Assistência é fundamental para garantir um atendimento integral e efetivo com a população em situação de rua”, destacou o vice-prefeito Téo Cusatis.
Durante as abordagens nas ruas, a atuação da equipe de saúde se dá em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, em um trabalho articulado que busca não apenas atender, mas acompanhar de forma ativa esta população.
“A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com políticas públicas que promovem dignidade, inclusão e saúde para todos os cidadãos. Nossas equipes estão preparadas para oferecer não só cuidados médicos, mas também acolhimento, orientação e oportunidades de recomeço”, enfatizou a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
OPERAÇÃO INVERNO
As equipes do Serviço de Abordagem Social estão trabalhando em horário estendido, das 7 às 22 horas, e também com equipes de sobreaviso para casos de emergência ou adequações necessárias, conforme demanda, sempre observando as oscilações de temperatura e o número diário de atendimentos.
“Durante as abordagens, os agentes sociais trabalham a conscientização das pessoas para deixarem a situação da rua, com a oferta de acolhimento nas unidades que prestam esse serviço”, informa a secretária de Assistência Social, Daniela Mariano.
A referência para o atendimento às pessoas em situação de rua é o Centro POP, no Mogilar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Centro POP oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e em grupo.
Serviço
Centro de Abordagem Social - whatsapp: (11) 99827-0909
Centro POP – telefones (11) 4796-3862 ou (11) 4790-1244

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres está com inscrições abertas

Mara Bertaiolli anuncia mais uma etapa do programa Pró-Visão para atender demanda reprimida de oftalmologia

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes começa dia 11 com concerto especial e mais de 60 atividades gratuitas

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reúne diretores no encontro Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação