Projeto Chega de Trabalho Infantil promove primeiro encontro no Cemforpe
Secretaria de Assistência Social






A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou nesta quinta-feira (21/10) o primeiro encontro do projeto Chega de Trabalho Infantil, uma atividade de formação, que visa abordar a temática sob aspectos técnicos e práticos, capacitando os profissionais que atuam direta e indiretamente com o assunto.
Os encontros são ministrados pela palestrante Anna Luiza Calixto, que fala sobre o trabalho infantil a partir de eixos como prevenção, orientação, funcionamento da rede de proteção, além de desconstrução de mitos, enfrentamento e combate ao problema. Anna Luiza é palestrante, autora de cinco obras sobre o direito da criança e do adolescente e fundadora do Projeto Social Os Cinco Passos, uma ferramenta de cidadania itinerante que leva as pautas dos direitos humanos para todo o país.
A palestrante também representa o estado de São Paulo no Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e é cientista social em formação pela Universidade Federal de São Paulo, atuando na área do direito da criança e do adolescente desde 2008.
Este primeiro encontro foi direcionado aos profissionais da rede socioassistencial e contou com representantes da Secretaria de Assistência Social, dos Conselhos Tutelares e também do Ministério Público do Trabalho. Além da palestra, ao longo da atividade foi feito um reforço de comunicação referente à rede de proteção existente no município, bem como os principais canais de denúncia.
O PETI integra a rede de proteção social de média complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e faz a abordagem e oferta de atendimento a crianças e adolescentes, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social Para Crianças e Adolescentes. Além disso, casos de trabalho de infantil e qualquer tipo de violação de direitos a esses públicos devem ser reportados aos Conselhos Tutelares da cidade ou ainda ao Disk Direitos Humanos.
Na próxima segunda-feira (25/10) acontecerá o segundo encontro da formação, que será destinado a profissionais da Educação, tanto os ligados à Secretaria Municipal de Educação como os vinculados ao Governo do Estado, por meio da Diretoria Regional de Ensino. Assim como ocorreu hoje, a atividade será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), das 8h às 12h. Os interessados em participar deve se inscrever previamente, por meio de formulário online.

Manutenção emergencial suspende abastecimento de água na região do Jardim Aracy

Mercadão de Mogi completa 167 anos como referência histórica e centro de compras tradicional da cidade

Secretaria de Educação abre inscrições para alunos que estão fora da rede municipal de ensino

Rua Santa Catarina recebe fresa asfáltica para a estabilização de solo

Vila Cléo e Vila São Sebastião recebem neste sábado a Operação Cata-Tranqueira