Secretaria de Assistência Social lança na segunda-feira a Operação Inverno 2025
Secretaria de Assistência Social
O número de vagas nas unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua vai subir de 158 para 194


A Secretaria Municipal de Assistência Social vai dar início, na próxima segunda-feira (02/05), à Operação Inverno 2025. A ação é realizada anualmente e consiste na ampliação no número de vagas em unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua no período de frio mais intenso, juntamente ao aumento nos horários de atuação das equipes do Serviço de Abordagem Social.
Durante todo o ano, o município conta com seis unidades de acolhimento para este público, que reúnem 158 vagas. Agora, com a Operação Inverno, serão 36 vagas adicionais, portanto o total de vagas vai saltar para 194. A ampliação se dará dentro dos próprios acolhimentos que já operam de forma permanente, por se tratarem de espaços mais acolhedores e já adaptados para esse tipo de atendimento.
Desde esta quinta-feira, com a queda nas temperaturas, a Secretaria já iniciou parcialmente o trabalho de ampliação, com 15 vagas adicionais. Até a segunda-feira, portanto, a rede de acolhimento a pessoas em situação de rua opera com 173 vagas no total. As equipes do Serviço de Abordagem Social também já estão atuando em horário estendido, das 7h às 22h. Até então, trabalhavam diariamente das 7h às 19h.
Com o início da operação, o expediente das 7h às 22h será mantido, porém as equipes ficarão de sobreaviso e os horários podem passar por adequações, conforme demanda, sempre observando as oscilações de temperatura e o número diário de atendimentos. Importante lembrar o novo número de Abordagem Social é o (11) 99827-0909. Ele pode ser acionado por qualquer cidadão que deseje atuação das equipes no atendimento a pessoas em situação de rua.
Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação da rua e ofertam acolhimento nas unidades que prestam esse serviço, bem como encaminhamento a outros serviços. Agora também levam e distribuem cobertores, para aqueles que declinam encaminhamento para unidades de acolhimento.
Vale lembrar que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua. As equipes atuam em locais previamente mapeados e também a partir de solicitações via Whatsapp.
A referência para o atendimento a pessoas em situação de rua segue sendo o Centro POP, no Mogilar. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
O Centro POP oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. O prédio vem recebendo melhorias estruturais, para a prestação de um serviço ainda mais qualificado.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro POP, que é o 4796-3862 ou 4790-1244.

Prazo final para cadastramento para comércio de Finados termina nesta sexta-feira

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"