Programa Pontos MIS oferece oficinas gratuitas de fotografia e cinema
Secretaria de Cultura


As atividades online do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, continuam acontecendo e podem ser desfrutadas por artistas e todos os interessados de Mogi das Cruzes. Entre esta e a próxima semana, há duas oficinas na programação, sendo uma de fotografia e a outra de cinema. Todas são gratuitas e transmitidas de forma online, via Zoom.
A oficina de fotografia é destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e acontece todos os dias desta semana, até sexta-feira. A ação é voltada para fotógrafos amadores e profissionais, artistas e interessados no assunto. Intitulada Conexões Fotográficas, ela é comandada por Natália Tonda e tem duas horas de duração, sempre das 19h às 21h.
A proposta é apresentar um breve panorama da fotografia moderna brasileira à contemporânea e incitar uma reflexão desse tipo de arte para além do campo comercial. A oficina será dividida em dois blocos, sendo o primeiro destinado à fotografia moderna e o segundo para a contemporânea e o fotojornalismo atual. Haverá também debate entre os participantes, que terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos a respeito do tema.
Natália Tonda é fotógrafa de formação e professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo). Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP), trabalhou como fotógrafa da 29º Bienal de Artes de São Paulo e também atuou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, bem como na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.
Já na próxima semana, será realizada de segunda a sexta-feira a oficina “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano”, com Carlos Primati. A atividade também é voltada para pessoas com idade a partir dos 16 anos e será sempre das 15h às 17h.
A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, gerando a reflexão sobre o que é “monstruoso”. A partir da atividade, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema, passe a ver esses filmes sob ângulos mais complexos ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.
Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.
Links de inscrição (o interessado deve escolher um dia para se inscrever)
Oficina Conexões Fotográficas com Natália Tonda
Oficina A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano com Carlos Primati

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer