Conselheiros mirins de Mogi das Cruzes debatem políticas públicas sobre o meio ambiente na Alesp

Secretaria de Educação

O Conselho Mirim do CEMPRE Drª Ruth Cardoso representou os conselhos mirins de Mogi das Cruzes no evento "Democracia Climática na Infância: as Crianças Redesenhando o Futuro das Cidades e do Clima"

10 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Conselho Mirim do CEMPRE Drª Ruth Cardoso, no Jardim Layr, representou os Conselhos Mirins das escolas municipais de Mogi das Cruzes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) nesta quinta-feira (09/10), na atividade parlamentar "Democracia Climática na Infância: as Crianças Redesenhando o Futuro das Cidades e do Clima". O evento, promovido pela Frente Parlamentar da Primeira Infância (FPPI), reuniu crianças em um plenário pela primeira vez para debater propostas voltadas à formulação sobre meio ambiente e primeira infância. 

A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, acompanhou a ação. "Ver nossos alunos debatendo políticas públicas e contribuindo com ideias sobre o meio ambiente e o futuro das cidades é motivo de muito orgulho. Isso mostra que estamos formando cidadãos conscientes e preparados para propor soluções para os desafios do nosso tempo", destacou. Ela esteve ao lado do diretor do Departamento Pedagógico (Deped), Mitch Almeida, e dos técnicos pedagógicos responsáveis pelos Conselhos Mirins das escolas municipais, Luiz Flávio Silva e Cíntia Oliveira.

Durante o encontro, os seis alunos de Mogi das Cruzes ajudaram na elaboração da "Carta das Crianças para o Amanhã". Também participaram estudantes dos municípios de Vinhedo, Rio Claro, Jundiaí, Campinas e Jarinu. O documento será entregue à Rede Nacional de Frentes Parlamentares pela Primeira Infância na COP30, reunião global sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em novembro. 

A experiência marcou as crianças. "Gostei muito! Escrevemos em fitas o que está mudando no planeta e fizemos uma pintura de como a gente imagina o mundo. Essa experiência mudou minha visão de como está o clima no mundo, sobre a situação dos rios e das árvores", afirmou a aluna Thyciane Nascimento Sousa. "Foi bem divertido, porque foi a primeira vez que eu participei de algo assim. A gente aprendeu bastante sobre o meio ambiente", completou a colega Maria Eduarda Francisco.

Ao longo desta semana, os Conselhos Mirins de outras dez escolas municipais também realizaram visitas a diferentes espaços de participação social, como a Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba, o Departamento de Tecnologia Educacional e o Juizado da Infância. As próximas agendas incluem a Câmara Municipal, um cartório eleitoral e o Gabinete da Prefeita, além das edições da Plenarinha, voltadas à Educação Infantil (28/10) e ao Ensino Fundamental (06/11).

O Conselho Mirim é uma iniciativa de formação e acompanhamento promovida pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. As atividades são desenvolvidas ao longo do ano letivo, por meio de encontros regulares nas escolas, formações com os educadores e ações integradas com a comunidade escolar. Estão previstas ainda visitas dos Conselheiros Mirins aos Poderes Legislativo e Executivo, a órgãos públicos, associações e colegiados locais, contribuindo para o reconhecimento de espaços institucionais de participação social.