Copa do Mundo é tema de jogos e atividades na rede municipal de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

29 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Copa do Mundo no Catar, que começou no último dia 20, tem sido tema de campeonatos, exposições e atividades nas escolas e creches da rede municipal de Mogi das Cruzes. No último sábado (26/11), o campeonato mundial foi destaque na EM. Profª. Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida, com a realização da exposição de arte “Copa do Mundo”. Os trabalhos das unidades escolares envolvem pais, alunos e professores e foram realizados a partir das Orientações Didáticas do Departamento Pedagógico (DEPED) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. 

A exposição na escola do Jardim Margarida ocorreu nas salas de aula e corredores da escola, em que cada uma representava os países participantes da Copa. Na quadra da escola, os alunos apresentaram danças e músicas representando o Brasil e países da América Latina e África. “Temos visto trabalhos maravilhosos relacionados à Copa em nossas escolas e creches. É uma oportunidade não só para falarmos mais da prática esportiva, mas também para conhecer a cultura brasileira e de outros países”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.

As Orientações Didáticas (OD) do 4º bimestre deste ano abordaram o futebol em suas diversas frentes, dos conceitos básicos até a prática. “O objetivo era resgatar o futebol como prática esportiva e refletir com os estudantes sobre a participação feminina no esporte em comparação com os times masculinos. Sugerimos diversas brincadeiras e jogos em que os alunos pudessem vivenciar a modalidade e seus fundamentos e as escolas complementam com a Copa”, disse Renata Giácomo, técnica do DEPED. O material também abordou a  história de vida do jogador Felipe Augusto e a Copa Alabarce de Futebol Amador, como forma de contextualizar o futebol na cidade e valorizar os times dos bairros. 

O Cempre Oswaldo Regina Ornellas, em Jundiapeba, realizou uma copinha entre os alunos como parte das oficinas de tempo integral. A abertura contou com a presença de jogadores do futebol de amputados, mostrando o exemplo de superação por meio do esporte. Todas as turmas participaram desse momento empolgante e alegre. Além dos jogos, os alunos viraram os jogadores com a recriação do álbum da Copa pela escola. “Os alunos amaram, ficaram empolgados com todas as atividades”, contou a coordenadora pedagógica, Bruna Gameiro. 

No ritmo do futebol, os alunos do Cempre Ivan Nunes Siqueira, no Conjunto Oropó, deram início à copinha entre as turmas no dia 16 deste mês. O evento conta não só com a participação dos alunos, mas dos funcionários da unidade. O encerramento está previsto para o próximo dia 6 de dezembro. Ainda no decorrer dos jogos, escolas e creches da rede municipal seguem realizando brincadeiras e jogos temáticos com os alunos.