Encontro formativo do programa Mogi pela Educação reune gestores no Bloco Didático do Cemforpe
Secretaria de Educação
Participaram gestores das escolas que atende 5º e o 9º do Ensino Fundamental para análise de dados e planos de ação






A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou na última sexta-feira (26/09) um encontro formativo do programa Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação, com a participação de gestores das turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental. A ação, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) e Supervisão de Ensino, deu continuidade às reflexões sobre os dados da rede municipal de ensino e o planejamento de cada unidade escolar.
A abertura foi feita pela secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho. ‘Não estamos tratando apenas de índices, mas, sobretudo, da qualidade da educação oferecida às nossas crianças. A mensagem para este encontro é que possamos tornar nossas ações mais leves e significativas, colocando em prática o que cada um traz de mais valioso, em permanente parceria com a SME e todos os seus departamentos’, disse.
O evento contou a presença de Beatriz da Silva Oliveira, representante da Motriz, organização parceria da Secretaria de Educação e da Startup Leme. O CEO da plataforma, Isaac Barbieri, que apresentou dados sobre a aprendizagem de alunos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). ‘Desde o nosso primeiro encontro, temos realizado diversas ações, como a utilização de material didático específico e a promoção das lives formativas do projeto De Olho no SAEB, que tiveram uma recepção bastante positiva por parte dos professores. Este é um momento de aprofundarmos os estudos a partir de nossos dados, contando com o apoio de nossos parceiros’, disse o diretor do Deped, Mitch Almeida.
A técnica pedagógica do setor de Avaliação do Deped, Nayara Xavier conversou com os gestores sobre a questão das oportunidades dada aos alunos para que o acesso seja igual para todos. A apresentação teve como base os dados sobre Alfabetização do município e os resultados da avaliação municipal E-Aprendi, do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ministério da Educação e do IEE (Índice de Excelência Educacional), promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em um segundo momento, os diretores foram divididos entre os setores da Supervisão de Ensino para a análise do Plano de Ação das unidades escolares junto à equipe de supervisão e técnicos do Deped. ‘É necessário verificar se as ações propostas no plano sejam realmente viáveis e de acordo com a realidade da escola, a partir de seus dados históricos’, observou o supervisor Sérgio Tadeu Rodrigues Nogueira.
As atividades foram acompanhadas pela secretária adjunta de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. ‘É o momento de rever conceitos e ampliar o olhar de gestores e professores sobre a questão da equidade e da aprendizagem dos nossos alunos. O planejamento é fundamental para oferecermos as mesmas oportunidades de acesso a todos e consequentemente, alcançarmos o sucesso na aprendizagem’, disse.

Com apoio da Prefeitura, Mogi Basquete busca vaga na final do Campeonato Paulista nesta quinta-feira

Missa em celebração à causa pet será realizada nesta sexta-feira (3/10), às 14 horas, no Nubea

Mogi das Cruzes lidera a geração de empregos no Alto Tietê

Nove de Julho: instalação de redes de esgoto ultrapassa 60% de execução

Crescer abre inscrições para curso de Letramento Digital para população 60+