Escola Clínica TEA realiza evento especial do Outubro Rosa com dia de cuidados para mães atípicas

Secretaria de Educação

A iniciativa promoveu um momento de acolhimento e valorização das mães e cuidadoras das pessoas atendidas pela unidade

29 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Jardim Rodeio, realizou nesta quarta-feira (29/10) um evento especial em comemoração ao Outubro Rosa. Com o tema "Um dia para cuidar de quem cuida", a iniciativa promoveu um momento de acolhimento e valorização das mães e cuidadoras das pessoas atendidas pela unidade.

O equipamento faz parte do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) da Secretaria Municipal de Educação. "Iniciativas como essa reforçam a importância de olhar com carinho para as mães e cuidadoras que exercem um papel fundamental no desenvolvimento dos atendidos. Oferecer esse momento de atenção e valorização é também uma forma de cuidado e reconhecimento", destacou a secretária de Educação, Darly Carvalho.

Das 9h às 16h, as participantes puderam aproveitar uma programação variada com atendimentos de cabeleireiras, maquiadoras, nutricionistas, massagistas e acupunturistas, além de sessões de spa das mãos, música ao vivo, sorteio de brindes e sessão de fotos. O evento também contou com um ciclo de palestras com orientações sobre bem-estar e saúde da mulher e foi encerrado com um desfile das mães atípicas.

"Percebemos que muitas mães não têm tempo para si mesmas e proporcionamos este momento para que elas possam se cuidar, conversar, receber orientações de saúde e elevar a autoestima. O olhar delas está diferente, estão mais felizes, leves e contentes por viver um dia dedicado a elas", contou Mônica Souza, diretora da Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização da sociedade civil responsável pelo atendimento clínico e terapêutico na Escola Clínica.

Maria José de Souza, que acompanhou o neto Moisés Miguel Araújo Mendes, de 5 anos, se emocionou com as atividades. "A equipe é maravilhosa. Participei da maquiagem e do desfile, e foi um dia inesquecível. A gente também precisa se cuidar para estar bem e poder cuidar deles. Só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura de Mogi por esse lugar maravilhoso", afirmou.

Para Dalva Aparecida Rodrigues dos Santos, responsável por Beatriz Rodrigues dos Santos, de 29 anos, foi um momento de relaxamento. "Durante a semana, venho sempre para acompanhar as terapias da minha filha e a rotina é intensa. Dessa vez foi um dia leve para relaxar, recarregar as energias e pensar um pouco em mim", disse.

Durante o evento, os atendimentos clínicos de rotina, como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, ocorreram normalmente.