Escola Municipal de Jundiapeba participa de competição internacional de robótica
Secretaria de Educação
Cerca de 130 estudantes, que participam do projeto piloto de robótica na unidade escolar, estiveram no Ginásio Tuta


Estudantes da EM Profª Marlene da Silva Maldonado, em Jundipaeba, participaram do Campeonato de Robótica RSM Challenge Internacional 2026, realizado em Mogi das Cruzes, de 17 a 21 de abril, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, Tuta, na Vila Mogilar. As crianças estiveram presentes no primeiro dia do evento, organizado pelo Instituto RSM com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A escola está participando de um projeto piloto de robótica, realizado pela Secretaria de Educação. Na unidade escolar, a iniciativa atende mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As turmas de 1º e 2º anos trabalham robótica desplugada de tela, enquanto alunos dos 3º ano ao 5º ano trabalham a robótica com programação em blocos.
No evento, as crianças foram divididas em dois grupos nos períodos da manhã e tarde. A programação incluiu competições de hockey e futebol entre os estudantes, que receberam kits de robótica para iniciantes. Todos ganharam medalhas pela participação.
“A proposta é fomentar a competição de robótica entre os estudantes a partir do que eles têm vivenciado na escola. Foi uma oportunidade conhecer outros dispositivos e participar de um grande evento como este”, disse o orientador de informática Marcio Godoi, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Educação (DTE), que organizou a ida dos alunos junto a Alexandre Rodrigues, técnico do Departamento Pedagógico (Deped).
A robótica educacional no Ensino Fundamental – Ciclo I (1º ao 5º ano) é uma oportunidade para desenvolver não apenas noções de tecnologia, mas também diversas competências cognitivas, sociais e criativas previstas na Base Nacional Comum Curricular.
Durante o campeonato internacional, foram realizadas competições de combate de robôs, sumô de robôs, futebol de robôs, hockey, tracking e seguidores de linha. Estiveram presentes universidades brasileiras e instituições de outros países, além de equipes autônomas. A competição contou com o apoio das secretarias municipais de Segurança, Mobilidade e Trânsito, Esportes e Lazer e Educação.
Equipes femininas de vôlei feminino de Mogi das Cruzes serão apresentadas nesta quinta-feira
Mercado Municipal recebe Subimpério do Divino com abertura oficial na próxima segunda-feira (04/05))
Prefeitura de Mogi inicia obras de modernização na UBS Vila Nova Aparecida
Mogi das Cruzes amplia parcerias para mecanismos de controle, integridade pública e combate à corrupção
Secretaria de Educação inicia ciclo formativo para profissionais de apoio da rede municipal