Escola municipal de Pindorama conquista a quarta edição da Jornada Matemática
Secretaria de Educação
A EM Dom Paulo Rolim Loureiro venceu a final nesta quarta-feira (12/11); a competição envolveu 1.972 alunos de 28 escolas municipais








A equipe Galáxia, formada por alunos da Escola Municipal Dom Paulo Rolim Loureiro, de Pindorama, conquistou na tarde desta quarta-feira (12/11) o título da quarta edição da Jornada Matemática, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped). A final aconteceu no auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar, e contou com a participação das quatro escolas municipais classificadas na fase polo.
A secretária adjunta de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, acompanhou a final. "É um orgulho saber que esse grupo tão grande de crianças se dedicou à matemática, estudou e participou com os colegas. Todos são vencedores, é um orgulho para a escola e a Secretaria de Educação. Parabéns a todos os alunos e também aos pais, que certamente ajudaram e incentivaram em casa", afirmou.
A equipe Matemáquinas da EM Coronel Almeida (Centro) ficou com a segunda colocação. Os estudantes da Fogo Matemático, grupo da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapety), conquistaram a terceira posição e a Celebridades da Matemática da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico) levou o quarto lugar. Todos os finalistas receberam troféu e medalhas. A Jornada Matemática de 2025 envolveu 1.972 alunos do 5º ano de 28 escolas municipais.
O estudante Antony Fernando Castilho, da EM Dom Paulo Rolim Loureiro, celebrou o resultado. "Achei o máximo! Se não fosse a minha professora, a gente não estaria aqui. E se não fosse a equipe, o trabalho em conjunto, não chegaríamos onde chegamos", comemorou. "Foi muito emocionante. É um trabalho consolidado, um conjunto de professor, aluno, família e escola, todo mundo trabalhando junto", completou a professora da equipe campeã, Maria Carolina Coelho.
Para Ana Luiza Oliveira, aluna da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, o aprendizado foi o destaque durante a Jornada. "Eu achei muito legal participar. Nossa professora nos ensinou bem. Eu sei que no futuro vou usar bastante a matemática no meu trabalho e na minha vida", afirmou. O colega dela, Gustavo de Jesus Silva, também valorizou os estudos. "Eu gostei de trabalhar em equipe, estudamos bastante com a ajuda da nossa professora".
Familiares acompanharam de perto o desempenho dos estudantes na final. "É muito importante e a gente incentiva. Minha filha estava ansiosa para vir aqui hoje", contou Antônio Francisco Damasceno, pai de Ana Laura Nascimento, da escola do Residencial Itapety. Vanda Nascimento Custódio, avó de Maria Cecília do Nascimento, estudante da EM Coronel Almeida, comemorou o a participação da neta. "É emocionante. Eu só tenho orgulho dela. A matemática segue a vida inteira da gente. Esse evento é um incentivo para o futuro", contou.
Durante o evento, o público também pôde acompanhar uma apresentação especial do projeto "A Arte do Balé", coordenado pela professora Thamires Costa, da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro (Vila Cléo).
A Jornada Matemática, voltada às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo estimular o desenvolvimento das habilidades matemáticas por meio de atividades coletivas. A proposta busca criar um espaço de colaboração e troca de saberes entre os estudantes, favorecendo uma compreensão mais profunda e significativa da área do conhecimento e tornando o aprendizado da Matemática mais dinâmico e atrativo. A competição começou em abril com a fase realizada nas escolas municipais.
Acidentes de trânsito em Mogi têm queda de quase 24%
Motoristas de ônibus trocam de lugar com passageiros em capacitação da Prefeitura de Mogi
Crescer entrega certificação para mais de mil alunos formandos do último semestre de 2025
Pesquisa apura a percepção dos servidores municipais sobre Ações de Integridade
Guilherme George passará por revitalização de trânsito em dezembro