Escolas municipais de Mogi das Cruzes promovem "ETI de Portas Abertas" para a comunidade

Secretaria de Educação

Nesta quinta-feira (14/11), a programação acontecerá em duas escolas municipais de Jundiapeba

13 de novembro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Até o início de dezembro, as unidades escolares municipais participantes do programa Escola de Tempo Integral (ETIs) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes estão de portas abertas para que familiares e a comunidade conheçam de perto os projetos e atividades desenvolvidos. O evento "ETI de Portas Abertas" é uma iniciativa das escolas, com apoio do Departamento Pedagógico (Deped). O objetivo é aproximar as instituições de ensino da comunidade.

Nesta quinta-feira (14/11), a programação acontecerá em duas escolas municipais de Jundiapeba: o CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas e a EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta. O "ETI de Portas Abertas" seguirá nas próximas semanas com atividades em outras 17 unidades escolares de diferentes bairros da cidade.

"A abertura das ETIs é uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo entre a escola, os alunos e suas famílias. Mostrar os resultados dos projetos e das oficinas realizadas no programa é uma maneira de integrar ainda mais a comunidade ao processo educativo", explica a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Desde o início deste mês, algumas escolas municipais já receberam a comunidade, como a EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, a EM Rural Profª Eunice de Almeida (ambas de Taiaçupeba), a EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico) e a EM Profº Rodolpho Mehlmann (Vila Natal). Cada unidade define a programação de acordo com suas vivências e organiza atividades culturais e esportivas com os familiares e a comunidade.

"Ao abrir as portas das escolas, estamos também abrindo novas perspectivas para os alunos, mostrando o quanto eles são capazes de realizar dentro das oficinas. O apoio das famílias é fundamental para o sucesso das ETIs", comemora Monica Senziali, técnica pedagógica de Educação Física do Deped e responsável pelo programa Escola de Tempo Integral.

A EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapety) também está entre as escolas que abriram as portas nos últimos dias. No último sábado, dia 9, a unidade realizou uma exposição interativa das oficinas oferecidas aos alunos. Os familiares participaram ativamente de diversas atividades: jogaram queimada com seus filhos, aprenderam movimentos de capoeira ensinados pelas próprias crianças e participaram da Feira de Empreendedorismo, adquirindo produtos criados e vendidos pelos alunos.

“Foi um dia muito prazeroso e leve. As crianças estavam felizes, os pais curtiram e vinham agradecer por ocuparem um lugar ativo na escola, junto com o filho. Isso é essencial e só traz benefícios, porque o aluno vê a família acreditando nele, e os familiares reconhecem a importância da escola e da educação", celebra Thais Regina Fontenele, diretora da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo.