Profissionais de apoio participaram de formação sobre sua atuação nas unidades escolares
Secretaria de Educação
O encontro aconteceu em dois períodos, no Auditório do Cemforpe, na última sexta-feira (03/10)




Profissionais de apoio que atuam com estudantes público-alvo da Educação Especial, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, participaram na última sexta-feira (03/10) de um encontro formativo no Auditório do Cemforpe. A formação foi realizada pela equipe do Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante (SAPI) do Pró-Escolar e pelo neurologista George Teixeira.
O período da manhã foi dedicado a temas, como mediação pedagógica, autonomia, cuidados, comunicação e comportamento. A formação foi ministrada pela equipe do SAPI, que é responsável pelo ciclo formativo dos profissionais de apoio. A equipe, coordenada pela professora Renata Agueda, conta com professoras especialistas e uma psicopedagoga.
“Nosso objetivo é oferecer a formação dos profissionais, que atuam diariamente com as crianças com deficiência, compartilhando informações sobre as diferentes áreas para que eles possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes”, disse Renata. A primeira parte foi finalizada com a orientação e a apresentação de um protocolo de alterações comportamentais dos estudantes.
A programação desta sexta-feira (03/10) também teve a participação do neurologista George Teixeira, que falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentou informações científicas e dicas baseadas em evidências para o atendimento dos alunos nas unidades escolares.
Os profissionais de apoio atendem crianças e estudantes com deficiência. O apoio inclui atividades relacionadas à comunicação, interação social, locomoção, alimentação, cuidados pessoais e na mediação das atividades escolares sob a orientação do professor. O próximo encontro será em dezembro, encerrando a programação de 2025.

Mogi faz Dia D de Multivacinação sábado (18/10) para atualizar cadernetas do público de 0 a 19 anos

Secretaria de Mobilidade faz ação para ampliar empatia de motoristas de ônibus com ciclistas

Terceira rodada da Copa Mogi de Futebol Amador define classificados para as oitavas de final

Prefeita Mara Bertaiolli vistoria obras de revitalização da Praça Kaizuka e serviços chegam a 60% de execução

Mogi das Cruzes é a 1ª cidade do Brasil a receber a certificação “Cidade AbraçAR - Nível Jade