Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes inicia projeto piloto de robótica educacional na EM Profª Marlene da Silva Maldonado
Secretaria de Educação
Estudantes iniciaram as atividades, após a formação dos professores. A Iniciativa faz parte da programação do Mês da Educação








A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes começou, nesta quinta-feira (09/10), o projeto piloto de Robótica Educacional – ZOOM na EM Profª Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba. Serão atendidos 310 estudantes da unidade escolar, com atividades de robótica desplugada de tela e com programação em blocos. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Educação e é coordenada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Educação.
A robótica é uma oportunidade para o desenvolvimento integral dos alunos, reforçando o compromisso da gestão com a inovação, a inclusão digital e a aprendizagem dos estudantes. “Esta escola é a primeira a receber o projeto. Parabéns a toda a equipe escolar que trabalha todos os dias para que vocês recebam o melhor. A prefeita Mara Bertaiolli tem a educação como prioridade e depois virá fazer uma visita para conhecer este trabalho, que será mais uma oportunidade para fazer a diferença no futuro de vocês“, disse a secretária adjunta de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal.
Os professores participaram de uma formação no último sábado (04/10) para que as crianças começassem as atividades nesta semana. “A formação foi muito bacana e o que mais me chamou a atenção foi a questão do raciocínio lógico. Fiquei impressionado com a rapidez com que eles conseguiram absorver o conteúdo. É interessante trazer essa vivência para a educação junto com o interesse que as crianças têm pelo assunto. Estamos bem felizes em fazer parte do projeto”, disse o professor Vinicius Vidal da Silva, que leciona para o 5º ano. A escola tem uma sala dedicada ao projeto.
A partir do trabalho desenvolvido na escola, que tem como diretor Eric Henrique da Silva de Souza, será feita uma avaliação para a ampliação do projeto. “Pensamos nesse projeto com muito carinho, para que vocês possam aproveitar cada vez mais o espaço da escola e a estrutura que a Secretaria de Educação oferece. Vamos avaliar muito bem essa experiência para que a gente possa expandir esse projeto para mais alunos, que traz novas possibilidades para vocês”, disse Weber Marques, diretor do Departamento de Tecnologia. Sidney Ortega, ZOOM education for life, Head de Novos Negócios e Distribuição, também esteve presente com a equipe da empresa.
O projeto oferece atividades de Robótica desplugada de tela para alunos dos 1º e 2º anos com atividades práticas que desenvolvem o pensamento computacional e Robótica com programação em blocos para alunos do 3º ao 5º ano com foco no raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho colaborativo. As crianças aprovaram a iniciativa. “Gostei mais quando a gente mexeu no robô. A gente aprendeu a programar certas coisas também e a montar o robô”, contou Theo Henrique Souza de Almeida, 10 anos.

Mogi faz Dia D de Multivacinação sábado (18/10) para atualizar cadernetas do público de 0 a 19 anos

Secretaria de Mobilidade faz ação para ampliar empatia de motoristas de ônibus com ciclistas

Terceira rodada da Copa Mogi de Futebol Amador define classificados para as oitavas de final

Prefeita Mara Bertaiolli vistoria obras de revitalização da Praça Kaizuka e serviços chegam a 60% de execução

Mogi das Cruzes é a 1ª cidade do Brasil a receber a certificação “Cidade AbraçAR - Nível Jade