Impressão de 2ª via e consulta de valores do IPTU 2022 estão disponíveis na internet

Secretaria de Finanças

08 de fevereiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os contribuintes do IPTU de Mogi das Cruzes já podem consultar o valor do tributo para 2022, no site da Prefeitura, a partir desta terça-feira (08/02). Aqueles que quiserem antecipar o pagamento também podem imprimir a segunda via das parcelas. Para ambos os serviços, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.

Para consulta, clique aqui. Se preferir, o contribuinte também pode acessar a Carta de Serviços do site, na opção “Impostos e Taxas” e depois “IPTU: 2ª via de conta”.

A previsão é de que os cerca de 140 mil carnês sejam entregues até o fim deste mês. 

Como no ano passado, em 2022 o tributo também não terá aumento real, mas apenas uma atualização inflacionária, e a correção será a menor possível dentre os índices oficiais.

Atualmente, o menor é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que fechou em 9,96% (período de dezembro de 2020 a novembro de 2021).

O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.

As datas específicas de vencimento serão informadas nos carnês - elas variam de acordo com o CEP da propriedade (conforme o decreto 20.609/2021). Esta organização é feita para evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Além da atualização do valor pelo menor índice inflacionário, para 2022 a  Prefeitura instituiu, após aprovação de projeto de lei pela Câmara, um pacote de melhorias nas condições de pagamento do tributo, que criou benefícios como o aumento do desconto de 5% para 8% para quem paga o tributo à vista.

Está mantido o abatimento de 5% para quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021. Com isso, o desconto para os que pagam à vista poderá chegar, na prática, a 13% (5% pela por estar em dia e mais 8% pelo pagamento em parcela única).

Para quem paga parcelado, também há desconto de 5% na parcela, desde que o pagamento seja até a data de vencimento.

“É um compromisso do prefeito Caio Cunha não haver aumento real de IPTU, mas apenas a atualização inflacionária. E buscamos o menor índice oficial para que haja o menor impacto possível ao contribuinte”, explica o secretário municipal de Finanças, Ricardo Abílio.

“Também criamos melhores condições de desconto, tanto para pagamento à vista, quanto no parcelamento. E como nos meses de janeiro e fevereiro há uma concentração de despesas para o cidadão, da mesma forma como já havíamos feito no ano passado, mantivemos o vencimento da primeira parcela do IPTU para março, desafogando as contas de início de ano”, completa o secretário.

O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.