Impressão de 2ª via e consulta de valores do IPTU 2024 estão disponíveis na internet

Secretaria de Finanças

Contribuintes podem copiar código de barras e utilizá-lo para pagamento pelo aplicativo do banco, sem necessidade de impressão

06 de fevereiro de 2024

Os contribuintes do IPTU de Mogi das Cruzes já podem consultar o valor do tributo para 2024 e também antecipar o pagamento, caso queiram. É necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário. Para acessar, clique aqui. Pelo terceiro ano consecutivo, o IPTU em Mogi das Cruzes será atualizado apenas pela inflação, sem aumento real (leia mais abaixo).

Desde o ano passado, o contribuinte que utiliza aplicativo de banco para pagamento do tributo não precisa mais imprimir a segunda via: basta copiar o código de barras, o que possibilita maior agilidade no pagamento e economia, com a redução do uso de papel.

Depois, ao passar o cursor do mouse sobre o ícone de código de barras, ao lado direito do painel – onde há as opções de pagamento à vista ou parcelado – abre-se uma pequena janela em que é possível copiar os números.

A previsão da Secretaria Municipal de Finanças é concluir a entrega dos carnês físicos até meados de fevereiro.

O vencimento da primeira parcela ou da cota única será nos dias 6, 7 e 8 de março. As datas específicas são informadas nos carnês, pois variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.

Sem aumento real
Pelo terceiro ano consecutivo, o IPTU em Mogi das Cruzes será atualizado apenas pela inflação, sem aumento real. Conforme previsto em lei municipal, a Prefeitura aplicará o menor índice inflacionário apurado de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023: 3,51%, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.

Descontos
O contribuinte em dia com o imposto até 30 de setembro de 2023 terá direito a 5% de desconto no IPTU 2024, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).

Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução.

Quem não estiver em dia, mas pagar o IPTU em cota única, terá direito a 5% de abatimento no valor.

Para consultar o valor de 2024/acessar segunda via, clique aqui

Perguntas frequentes sobre o IPTU:

Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones 4798-5049 e 4798-5050, ou pelo e-mail iptu@mogidascruzes.sp.gov.br