IPTU 2024 em Mogi das Cruzes não sofrerá aumento real; atualização será pelo menor índice da inflação

Secretaria de Finanças

Correção será de 3,51%, medido pelo IPC/Fipe, medido de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023

20 de dezembro de 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Mogi das Cruzes, será atualizado apenas pela inflação, sem aumento real. Conforme previsto em lei municipal, a Prefeitura aplicará o menor índice inflacionário apurado de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023: 3,51%, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Com a queda da inflação neste ano, o percentual ficou em menos da metade do que foi aplicado em 2023, quando a correção foi de 7,17%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondente ao período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022.

O IPTU é um dos principais tributos do município. É por meio dele, entre outros impostos, que a Prefeitura investe em obras e na manutenção e melhoria dos serviços oferecidos à população.

A previsão da Secretaria Municipal de Finanças é iniciar o envio dos cerca de 140 mil carnês no final de janeiro de 2024.

Como nos anos anteriores, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até dez parcelas (de março a dezembro).

Benefícios

O contribuinte em dia com o imposto até 30 de setembro de 2023 terá direito a 5% de desconto no IPTU 2024, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).

Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução.

Quem não estiver em dia, mas pagar o IPTU em cota única, terá direito a 5% de abatimento no valor.

ATUALIZAÇÃO: a conclusão da entrega dos carnês está prevista para meados de fevereiro