Ônibus do transporte coletivo passam por inspeção veicular por empresa especializada
Secretaria de Mobilidade e Trânsito








A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou uma medida para ampliar a segurança e a eficiência do sistema municipal de transporte coletivo. Desde maio, os ônibus que atendem os passageiros da cidade estão passando pelo serviço de inspeção veicular, realizado por uma empresa especializada e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A inspeção veicular é realizada anualmente em toda a frota do sistema de transporte coletivo e tem validade de 12 meses. Durante o trabalho são verificados itens de segurança do veículo, fundamentais para a operação adequada do ônibus, além das especificações técnicas. Atualmente, o transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta com 211 ônibus.
“A realização da inspeção veicular nos ônibus por empresa especializada e certificada é um avanço importante para a melhoria da qualidade do atendimento aos passageiros de Mogi das Cruzes, já que garante que os veículos seguem todas as normas estabelecidas pela legislação nacional. Isso garante mais segurança para a operação e para os passageiros, além de prevenir problemas que trazem prejuízos ao sistema”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
Entre os itens verificados estão os sistemas ópticos de sinalização e iluminação, sistema de frenagem, rodagem e suspensão, direção, ensaios de ruídos, medição de gases e checagem de bancada – que compreende assoalho, bancos, balaústres, pega mãos, iluminação interna, campainha e botoeiras – e sistema de sinalização e acessibilidade internos. Também são vistoriados os sistemas de segurança pneumáticos e elétricos das portas, além de testes do funcionamento do elevador para cadeirantes.
Acompanhamento
Além da inspeção veicular, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito mantém o acompanhamento das condições dos veículos e dos dados de operação diariamente, nos terminais e nos principais corredores da cidade. Entre os itens verificados estão os elevadores para cadeirantes, que são fiscalizados durante a parada dos ônibus nos terminais. Em caso de mau funcionamento, ele é retirado para que seja feito o reparo.
A pasta também acompanha o cumprimento de horários, partidas e itinerários. Sempre que são flagradas irregularidades ou descumprimentos, a empresa concessionária é notificada.
Atualmente, o sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta com 81 linhas, que atendem 107 bairros e transportam cerca de 2,7 milhões de passageiros por mês.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer