Prefeitura de Mogi garantirá Auxílio Moradia Emergencial para as famílias atingidas por incêndio

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

Quatro famílias em situação de extrema vulnerabilidade perderam a moradia e seus pertences em incêndio no final de semana, na Vila Estação

22 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

As famílias atingidas por um incêndio neste domingo (21/09) na Travessa Tietê, 32 A, no bairro Vila Estação, estão recebendo atendimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com atuação de diversas Secretarias Municipais. Além do auxílio prestado no local da ocorrência, as famílias foram recebidas nesta segunda-feira (22/09) na Prefeitura de Mogi das Cruzes, pela Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária e passarão a receber o Auxílio Moradia Emergencial.

A concessão do benefício foi definida após reunião com o secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Romildo Campello e a adjunta, Silvia Zamai. Como perderam suas moradias, cada uma das famílias passará a receber o Auxílio Moradia Emergencial, no valor mensal de R$ 540,00, pelo período de um ano – podendo ser prorrogado ao final do período. Paralelamente, elas serão incluídas em programas habitacionais da Prefeitura Municipal, para que sejam atendidas de forma definitiva com moradias, dentro da disponibilidade existente.

As famílias também receberam pronto atendimento social e seguem sendo monitoradas pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Num primeiro momento, foram contempladas com doação de cestas básicas, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal, entre outros itens de primeira necessidade. O grupo, composto por 14 pessoas, continuará sendo monitorado pela Secretaria.

O local atingido pelo incêndio recebeu trabalhos de limpeza, executados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria. No total, foram removidas neste último domingo (21/09) 16,36 toneladas de resíduos da área afetada pelas chamas. 

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também foi acionado para restabelecer os pontos possíveis de fornecimento de água. A Guarda Civil Municipal foi outra que acompanhou a ocorrência, oferecendo o suporte necessário, assim como a Secretaria Municipal de Saúde e todos os demais setores da Administração Municipal. A concessionária de energia elétrica, EDP,  também foi chamada para avaliar a fiação elétrica do local, a fim de garantir a segurança de todos.