Trabalhos de levantamento topográfico têm início na Fazenda Cuiabá
Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária
A topografia faz parte do processo de regularização fundiária recém-iniciado no bairro


Os moradores da Fazenda Cuiabá começaram a receber nesta semana as visitas de técnicos da Prefeitura, para os trabalhos de levantamento topográfico, que fazem parte da regularização fundiária recém-iniciada no bairro. Os funcionários da Prefeitura estão devidamente identificados e o pedido é para que todos recebam os profissionais e contribuam para o bom andamento do processo.
Na semana retrasada, a Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária promoveu uma reunião no bairro, com a participação de cerca de 300 moradores, em que foi apresentado o estágio atual do processo, bem como as próximas etapas. O atual momento é dedicado ao trabalho de topografia e as visitas no bairro devem acontecer três vezes por semana.
O levantamento topográfico para a Regularização Fundiária Urbana é um estudo técnico de campo, que mede e mapeia com precisão os limites, construções e características de terrenos em núcleos urbanos informais. Ele é essencial para definir as medidas reais das ocupações e subsidiar a legalização das propriedade em cartório.
Terminada esta fase, terá início o processo de cadastro social, que consiste na coleta de dados socioeconômicos de todos os moradores do núcleo. A colaboração da comunidade também será fundamental nesta etapa, uma vez que será necessária a apresentação de documentos pessoais e referentes ao domicílio, por um responsável com mais de 18 anos presente no local.
Outras fases que integrarão a regularização são os projetos urbanísticos, para a implantação de toda a infraestrutura básica, como redes de água, esgoto, drenagem e pavimentação, além das atividades cartorárias, para o devido registro de todas as moradias do bairro.
A previsão é que o processo se estenda por um período de dois anos. Por se tratar de uma área extensa, a regularização foi dividida em quatro fases. O processo será feito sem nenhum tipo de cobrança de taxas, portanto totalmente gratuito aos moradores do bairro. Uma vez concluído, vai culminar na entrega dos títulos a todos os moradores, garantindo segurança para as famílias, que poderão comprovar a propriedade de seus imóveis, além de terem a possibilidade de venda, doação e transmissão da propriedade.
A Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) é um processo gratuito realizado pela Prefeitura de Mogi, que transforma lotes e casas que estejam em situação irregular (sem escritura) em propriedades legais, com emissão e entrega de documentação, o que permite a comprovação da propriedade do imóvel, além de venda, doação ou transmissão do mesmo por herança. O processo também garante a melhoria da infraestrutura local, a valorização dos imóveis e a integração social efetiva de todos os moradores.
Avenida Pedro Romero será interditada neste sábado para obras de acesso a condomínio
Programação do Mogi Abraça o Centro deste sábado (13/06) é suspensa devido à previsão de chuva
Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece Conjunto Cláudia, Vila Horizonte e Vila Pauliceia, na quarta (17)
Prefeitura de Mogi das Cruzes lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros
Último dia para cadastro de missão técnica de produtores mogianos à Hortitec 2026, em Holambra