Centro e adjacências recebem neste sábado o Cata-Tranqueira noturno
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

O Centro da cidade e seis bairros adjacentes serão atendidos neste sábado (09/04) pela Operação Cata-Tranqueira. Pelo fato de a região ter alta movimentação durante o dia, a operação, assim como ocorre com a coleta de lixo, será feita no período noturno, a partir das 19 horas. Além no Centro, serão atendidos o Jardim Esplanada, Parque Monte Líbano, Vila Partênio, Jardim Santista, Jardim Avenida e Vila Hélio.
O pedido, portanto, aos moradores desses locais, é para que separem materiais inservíveis e os deixem na frente de suas casas no final da tarde. Isso para evitar que os itens fiquem dispostos no passeio público ao longo de todo o dia.
O Cata-Tranqueira é uma operação realizada ao longo de todo o ano, sempre aos sábados. A cada sábado, são cerca de 10 funcionários atuando. O objetivo é recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte e também contribuindo para o meio ambiente. A operação atende os bairros conforme um cronograma, que fica sempre disponível para consulta no portal da Prefeitura.
A operação também é fundamental para diminuir a possibilidade de alagamentos na cidade, uma vez que, se descartados incorretamente, esses materiais podem ser levados pelas águas da chuva e obstruir o sistema de drenagem da cidade.
Quem tiver pneus para descartar também pode separá-los. Este é um serviço adicional realizado pelas equipes, que ajuda a conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
As operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus são serviços essenciais prestados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. Só não são recolhidos lixo doméstico, roupas, restos de construção civil (entulho) e material resultante de poda de árvore ou jardinagem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706.
Mogi das Cruzes terá ônibus com ar-condicionado e tarifa sobe apenas R$ 0,20
Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta área para instalação de um Instituto Federal ao Ministério da Educação
Mara Bertaiolli lança programa que valoriza o Centro para retomada da geração de renda às famílias
Seletiva de ginástica rítmica acontece neste sábado, no ginásio do Parque da Cidade
Vila Jundiaí recebe edição do projeto Rua Mais Feliz neste sábado