Operação Cata-Tranqueira terá edição extra na próxima quarta-feira

Secretaria de Infraestrutura Urbana

09 de março de 2023

A Operação Cata-Tranqueira terá uma edição extra na próxima quarta-feira (15). As equipes irão recolher os materiais inservíveis que a população deseja descartar nos bairros Alto do Ipiranga e Parque Santana.

"Esta ação é realizada normalmente todos os sábados, mas decidimos por esta iniciativa extra no Alto do Ipiranga e Parque Santana durante a semana para adaptar a programação e atender todos os bairros. Por isso, excepcionalmente, pedimos aos moradores destes dois bairros que deixem nas calçadas em frente de casa os itens que queiram descartar, na noite de terça-feira ou às 7h da manhã da própria quarta", orientou o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

A Operação Cata-Tranqueira é um serviço do Programa Cidade Bonita, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Mesmo com a edição extra da próxima quarta-feira, a Operação seguirá o calendário normal para este sábado (11), quando vai atuar nas regiões de Braz Cubas e Jardim Universo. Serão atendidos os bairros Jardim Universo, Jardim Cecília, Vila Cecília, Braz Cubas e Vila Sagrado Coração de Maria (confira mapa abaixo).

O Programa Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, e visa deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. Ele faz parte do Plano de Zeladoria, elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.

Além de receber o Cata-Tranqueira no sábado, os bairros Vila Cecília, Jardim Cecília e Jardim Universo também serão contempladas com os demais serviços do Programa Cidade Bonita, entre eles limpeza, manutenções corretivas, reparos, capinação, pintura e roçada.

Cata-Tranqueira

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente suas casas os itens que desejam descartar, na noite de sexta-feira ou antes das 7h do próprio sábado.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A programação do Cata-Tranqueira, assim como a do Cidade Bonita, estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura.