Programa Vidro Vira Vidro leva importância da reciclagem para escolas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

11 de abril de 2024

O Programa Vidro Vira Vidro, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com as empresas Massfix e Verallia, está sendo levado para as escolas como uma ferramenta de conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem. A ação de sensibilização ambiental é organizada com o formato de atividades lúdicas e palestras educativas sobre a reciclagem de resíduos sólidos.

As atividades educativas terão início na semana que vem, nas escolas municipais Kaoru Hiramatsu (segunda-feira, dia 15 de abril) e Monteiro Lobato (quarta-feira, dia 17). No dia 22, a iniciativa ocorrerá na Escola Municipal Coronel Almeida, e no dia 24 será a vez do Centro de Educação Infantil Richer Romano Neto.

Em frente às escolas, serão instalados Postos de Entrega Voluntária (PEvs) para a coleta de vidro, que ficarão disponíveis por alguns dias, para que a comunidade escolar possa participar ativamente do processo. Em março, a programação incluiu um calendário de palestras nos dias 11, 13, 18 e 20.

A ação tem como objetivo mostrar aos estudantes a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Com o tema "O nosso planeta é o nosso lar", o projeto mostra como cada indivíduo desempenha papel crucial nesse processo e como a reciclagem é uma das formas mais eficientes de fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida do planeta.

Programa Vidro Vira Vidro na cidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes possui o Programa Vira Vidro, em parceria com as empresas Massfix e Verallia, que conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em 50 pontos da cidade. Desde o início do projeto, em maio de 2023, cerca de 90,7 toneladas de vidro já foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

Os PEVs estão em locais públicos de grande circulação de pessoas, permitindo fácil acesso à população para que efetuem o descarte adequado de embalagens de vidro pós-consumo.

A estimativa do setor é de que 75% do vidro consumido no Brasil vai para aterros sanitários – apenas 25% segue para a reciclagem. Um detalhe importante é que o vidro é 100% reciclável: um quilo de cacos é suficiente para a produção de um quilo de vidro novo.

Além disso, a utilização de cacos na produção de novas embalagens proporciona redução no consumo de energia, na extração de recursos naturais e na emissão de dióxido de carbono (CO2). Como exemplo, a cada 10% de cacos utilizados na produção de vidro, é possível reduzir 5% de CO2 e 2,5% de consumo de energia no processo de fabricação.