Obra da praça Kazuo Kimura é suspensa por 120 dias para solução de problema de drenagem do Lavapés
Secretaria de Obras e Infraestrutura


A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta terça-feira (21/1) a suspensão, por 120 dias, do contrato da rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib’s. Após uma revisão do projeto e vistorias realizadas nas obras pelos técnicos da atual gestão, foi constatada ausência de projetos de reforço de drenagem de parte do Córrego Lavapés, que passa sob o local. A continuação das obras sem essa providência poderia acarretar prejuízos financeiros ao município.
“Por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, atualmente todos os contratos de obras estão sendo analisados e este, em particular, chamou a atenção. É sabido que o Córrego Lavapés, que passa sob a rotatória, precisa de intervenções de canalização em alguns pontos e de alargamento em outros. Essas ações têm custo elevado e o município possui projetos em andamento para a busca desses recursos junto ao Governo Federal. Portanto, não faria sentido prosseguir com a obra sendo que, daqui a alguns anos, haveria a necessidade de quebrar tudo ali novamente”, afirmou o secretário municipal de Obras, Nilmar Ferreira.
Ele explicou que, durante o período de suspensão das obras, serão analisadas as adequações técnicas e administrativas para os problemas identificados no projeto. Além disso, a empresa contratada para a execução dos trabalhos recolocará os tapumes que cercavam a rotatória e foram retirados – pois estavam em péssimo estado de conservação, com risco de cair.
Nos últimos dias, ainda de acordo com o secretário, houve uma movimentação de funcionários no local que consistiu na desmobilização de equipamentos da empresa e solução de interferências, como fechamento de valas, para garantir a segurança de motoristas e pedestres que acessam a rotatória.
As obras na rotatória tiveram início no dia 3 de julho de 2024, com investimento de R$ 5.948.827,74, entre recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O contrato tinha previsão de seis meses para ser executado, mas, até agora, apenas 28% do cronograma foi cumprido.

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador