Rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho é liberada e obras do Corredor Nordeste chegam a 75%
Secretaria de Obras e Infraestrutura



A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou nesta terça-feira (02/12) a nova rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, no encontro das avenidas Pedro Romero e Ricieri José Marcatto. O dispositivo foi reformulado e modernizado dentro das obras de construção do Corredor Nordeste, cujo investimento supera R$ 121 milhões, chegaram em dezembro a 75% de seu cronograma.
“Esta é a primeira parte de diversas obras de mobilidade urbana que irão beneficiar toda a população, principalmente a da Região Leste de Mogi das Cruzes. O Corredor Nordeste será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto, sobretudo aos moradores de Cezar de Souza que vão para bairros como o Mogilar ou que desejam ir a São Paulo”, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.
As imediações da rotatória receberam lombadas para aumentar a segurança da circulação de veículos, além de sinalização vertical e horizontal. Com o término desta implantação, as Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Mobilidade e Trânsito já iniciaram a liberação assistida do trânsito. Equipes técnicas das duas pastas estão de prontidão para monitorar e orientar motoristas e verificar a necessidade de alguma intervenção a mais.
Com a liberação da rotatória, as obras do Corredor Nordeste concentram-se agora na construção do viaduto sobre a linha férrea e no recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa O corredor terá um total de 2,4 quilômetros de extensão e fará a ligação entre a região da avenida Francisco Rodrigues Filho e a avenida Vereador Dante Jordão Stoppa.
“O dispositivo será uma alternativa à avenida Ricieiri José Marcatto e também uma nova possibilidade de deslocamento, beneficiando toda a Região Leste de Mogi das Cruzes. As obras têm investimento de R$ 121.599.638,66 e a previsão é que sejam concluídas até agosto de 2026”, explica o vice-prefeito Teo Cusatis.
O novo corredor viário terá início na avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura da rotatória com a avenida Pedro Romero. A partir deste ponto, parte uma nova avenida com duas pistas, oferecendo ligação com o viaduto sobre a linha férrea e, na sequência, seguirá até a avenida Dante Jordão Stoppa. A obra contará ainda com 1.850 metros de ciclovias.
O viaduto sobre a linha férrea que liga a nova via à avenida Dante Jordão Stoppa, iniciados em setembro, já teve os trabalhos de lançamento das vigas já concluídos. Agora, a empresa responsável fará a concretagem da laje que receberá a passagem dos veículos.
Além disso, está sendo feito o recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, no trecho entre o encontro da avenida João XXIII e a rotatória existente próximo ao centro comercial. O trabalho compreende a manutenção de guias e sarjetas e recapeamento e deverá ser concluído até o final deste mês.
A rotatória existente em frente ao centro comercial também está passando por obras. Ela deixará de existir, já que no local será o acesso ao viaduto. Além disso, também está sendo construída a uma via que ligará as avenidas Nellusco Lourenço Boratto e Dante Jordão Stoppa, passando por baixo do viaduto, e será usada pelos motoristas que deixam a região da avenida Ricieri José Marcatto em direção à avenida João XXIII.
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Estudantes da EM Heliana Mafra assistem a documentário mogiano sobre o legado do artista Chang Dai-Chien
Ventos e queda de energia podem provocar intermitência no abastecimento de água
Prefeitura entrega mais 63 matrículas de imóveis para famílias de núcleos de interesse social regularizados
Alunos de escola municipal rural visitam exposição sobre diversidade e identidade em São Paulo