Conselho Mogi 500 Anos realizará terceira reunião nesta terça-feira (5/3), no Polo Digital

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

04 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará nesta terça-feira (5/3), a partir das 17h30, no Polo Digital, a terceira reunião do Conselho Mogi 500 anos – instância focada na deliberação dos temas pertinentes ao Projeto Mogi 500 Anos. O conselho reúne integrantes do setor público e privado, além de universidades, terceiro setor e sociedade civil. Um dos objetivos desta reunião será debater e encaminhar, em conjunto com a Prefeitura, um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre o Sistema Municipal de Planejamento, que incluirá em seu texto o planejamento de longo prazo da cidade.

O objetivo do conselho é perpetuar o Projeto Mogi 500 Anos, por meio da proposição e criação de uma organização social de inovação e estratégia, sem fins lucrativos, independente e suprapartidária, que terá como objetivo pensar estrategicamente o desenvolvimento de longo prazo de Mogi das Cruzes.

Para a reunião desta terça-feira, estão confirmadas as presenças das entidades Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC), Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Mogi das Cruzes (AESCO), empresa AGCO, Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (AGESTAB), Agência de Fomento Empresarial (AGFE), Associação Pró-Divino, Alto Tietê Valley (ATV), Bunkyo, Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp - Centro), Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP), Conselho de Pastores, Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea), ETEC Mogi das Cruzes, FATEC, Comunidade Arizal – Associação Beneficente Israelita, Jornal A Semana, Lideranças de Bairro, Macroplan, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Mogi das Cruzes, Prefeitura de Mogi das Cruzes, Rede Nossa Mogi, Sebrae, Senai, Sincomércio, Sindicato Rural, TV Diário, Universidade Braz Cubas (UBC) e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

O Projeto Mogi 500 Anos é inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS - ONU) e, a partir da participação da sociedade mogiana, tem o objetivo de firmar os objetivos e projetos que guiarão o desenvolvimento do município pelos próximos 37 anos, quando Mogi completará 500 anos.

Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos está dividido em três etapas: "Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. Em setembro deste ano, foi apresentado ao público o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.

Durante esta primeira etapa, a partir do apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF) e empresas que atuam no município, a SEPLAG realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de Grupos de Trabalho Temáticos para discutir a cidade, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.

Esse processo deu origem a ações concretas para o atendimento de demandas, com entregas como a ampliação do Pró-Hiper, a criação do Vagalume, o Programa Viva Jundiapeba, novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, entre outras.