Consulta pública do Plano Mogi 500 Anos ouve a população sobre pactos que guiarão o desenvolvimento da cidade

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

07 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), uma consulta pública que propõe à sociedade participar da avaliação dos oito pactos que irão guiar o desenvolvimento da cidade para os próximos anos. A consulta faz parte do Plano Mogi 500 Anos, um planejamento para o desenvolvimento do município para os próximos 37 anos.

A consulta irá definir as prioridades das mogianas e mogianos para os próximos anos. O objetivo do Plano Mogi 500 Anos é planejar o futuro da cidade e conta com a participação de todos. É possível participar da consulta pelo aplicativo Colab ou pelo site do Programa Participa Mogi (clique aqui) até o dia 29 de fevereiro.

Na consulta, é disponibilizado um formulário para preenchimento de dados básicos e, depois de preenchidos, é possível avaliar os oito pactos propostos a partir de uma escala de “1 - Não é importante” a “5 – Muito importante”.

Os pactos são:

• PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: Ações voltadas à preservação e à recuperação do meio ambiente como matas e rios.
  • ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Atração de novos tipos de negócios e empresas para a cidade além de acelerar o desenvolvimento da economia atual.
  • FOMENTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS: Disponibilizar e Incentivar práticas esportivas e saudáveis para todas as idades.
  • REDUZIR DESIGUALDADES: Ações voltadas à qualificação, emprego e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.
  • PREPARAR A PRÓXIMA GERAÇÃO: Melhoria na educação oferecida às crianças e adolescentes.
  • AMPLIAR A MOBILIDADE URBANA: Melhoria na qualidade de tráfego das vias e aumento da oferta de meios de transporte.
  • PROMOVER UM AMBIENTE SEGURO: Promover mais ações voltadas à prevenção de crimes e fortalecimento da sensação de segurança.
  • FORTALECER A CIDADANIA ATIVA: Proporcionar mais espaços para que as pessoas participem ativamente das principais decisões do município.

Sobre o Mogi 500 Anos

Lançado em junho de 2022 e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o Mogi 500 Anos está dividido em três etapas: "Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. Em setembro deste ano, foi apresentado ao público o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.

Durante esta primeira etapa, a partir do apoio financeiro do Banco de Fomento da América Latina (CAF) e empresas que atuam no município, a SEPLAG realizou várias ações, como o levantamento técnico da consultoria Macroplan, a realização de Grupos de Trabalho Temáticos para discutir a cidade, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.

Esse processo deu origem a ações concretas para o atendimento de demandas, com entregas como a ampliação do Pró-Hiper, a criação do Vagalume, o Programa Viva Jundiapeba, novas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, entre outras.