Mogi das Cruzes participa de lançamento de Plano de Bairro em SP, levando experiência do Novo Horizonte

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

12 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou no dia 2 de março, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), do lançamento do Plano de Bairro do Jardim Pantanal, bairro do extremo leste de São Paulo, localizado às margens do rio Tietê. A cidade esteve presente como representante do Plano de Bairro do Residencial Novo Horizonte, elaborado em 2022 a partir de um amplo trabalho de participação e escuta dos moradores.

A diretora de Planejamento Estratégico e Participação Social da SEPLAG, Jéssica Barcelos, participou do lançamento e destaca que a presença do município no evento demonstra que Mogi das Cruzes está se inserindo em agendas de outras cidades que elaboraram planos de bairros e tendo seu trabalho reconhecido.

O Plano de Bairro do Novo Horizonte foi desenvolvido de forma pioneira em Mogi das Cruzes e, a partir do Programa Participa Mogi, teve mais de 13 encontros temáticos de escuta das necessidades dos moradores, resultando em um diagnóstico participativo dos desafios para a elaboração do documento.

Na prática, a partir do Plano de Bairro, o Novo Horizonte recebeu uma ampla frente de manutenção, com ações de zeladoria que consistiram em manutenção viária, melhorias em espaços públicos, serviços de limpeza, manutenção de vias, confecção de lixeiras comunitárias, pavimentação de vielas, construção de escadas em locais de difícil acesso em função de topografia acidentada e instalação de guarda corpo e/ou corrimão, além de desobstrução do sistema de drenagem e manutenção da iluminação pública.

O Plano de Bairro é um instrumento de planejamento urbano que estimula a participação da população na construção de ações e propostas de melhoria do bairro. Nele, são organizadas e articuladas várias necessidades e propostas para apresentá-las aos órgãos públicos, para assim conseguir transformar positivamente o território.

O Plano de Bairro do Jardim Pantanal foi desenvolvido em conjunto pelo Instituto Alana, Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo (IABsp) e moradores do bairro. O Instituto Alana também atua em Mogi das Cruzes, como parceiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) em projetos voltados à proteção e desenvolvimento da infância.