Mogi das Cruzes participa de Simpósio Nacional de Planos de Bairro realizado pela Universidade Mackenzie
Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica


A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) participou, nos dias 13 e 14 de novembro, do 1º Simpósio Nacional de Planos de Bairro realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Qurb, um evento que reuniu especialistas, gestores públicos e lideranças comunitárias para discutir o papel dos Planos de Bairro no planejamento urbano participativo.
A diretora de Planejamento Estratégico e Participação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Jéssica Barcelos, compartilhou a experiência dos dois Planos de Bairro elaborados na cidade, destacando os desafios e os aprendizados que surgiram ao longo desse processo de construção coletiva.
“Compartilhei estratégias, resultados, desafios e aprendizados da experiência de Mogi das Cruzes na elaboração do Plano de Bairro do Novo Horizonte e Nova Jundiapeba, ao lado de Heliana Lombardi, representante da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo”, disse Jéssica. O debate foi mediado por Ana Maria Wilheim e contou com a participação de Carolina Heldt D’Almeida e Valter Caldana como debatedores.
De acordo a representante da SEPLAG, compartilhar a experiência de Mogi das Cruzes foi fundamental para trocar ideias e contribuir para o avanço de políticas públicas que garantam o direito à cidade para todos. “Elaborar Planos de Bairro é apenas o começo. É na implementação que se constrói o verdadeiro direito à cidade”, completou Jéssica.
O evento foi realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie o trabalho desenvolvido pela SEPLAG contou com o apoio da Ikone e Stuchi & Leite.
Planos de bairro
Os Planos de Bairro do Novo Horizonte e de Nova Jundiapeba têm como objetivo dialogar diretamente com as comunidades, mapear demandas, planejar e executar melhorias conforme possibilidades. A iniciativa materializa diversos princípios da Política de Desenvolvimento Urbano de Mogi das Cruzes por meio da elaboração democrática e participativa, envolvendo aspectos como gestão democrática, o direito à cidade, a função social da cidade e a cidade sustentável e inovadora.
Os planos de bairro estão previstos no Plano Diretor Municipal de Mogi das Cruzes (Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019) e dialogam com os princípios da cidade sustentável e inovadora previstos pelo Art 3º do Plano Diretor.
As ações têm como base o planejamento territorial em curto, médio e longo prazo, a construção participativa com a população, a partir de trabalhos de base e é também intersetorial, unindo várias Secretarias e departamentos do poder público para suprir as principais demandas locais.
Os objetivos deste trabalho são fomentar a educação, a segurança e a acessibilidade. O plano também visa promover o desenvolvimento sustentável do bairro e construir o crescimento equitativo em uma comunidade integrada.

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida