Seminário oferece informação e estimula articulação de conselhos municipais com o poder público

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

14 de março de 2024

O 2º Seminário "Atuação dos Conselheiros Municipais de Mogi das Cruzes”, realizado no dia 29 de fevereiro pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), foi uma oportunidade para conselheiros de diversas áreas de atuação aprimorarem seus conhecimentos sobre temas como legislações e normativas que regulamentam o trabalho dos conselhos e como pensar na articulação entre conselhos municipais e demais organizações a nível federal, estadual e municipal para execução de projetos e políticas públicas. A vice-prefeita Priscila Yamagami prestigiou o evento.

Realizado no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o seminário recebeu um bom público durante todo o dia – cerca de 50 pessoas representando 15 conselhos distintos. Durante o evento, os participantes assistiram a uma apresentação sobre indicadores sociais e econômicos de Mogi das Cruzes, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que podem ser propostos pelos conselheiros de acordo com a temática que representam.

O seminário foi realizado em parceria com o professor Luis Piñel (IGT-SP), que abordou os temas citados e também conduziu duas oficinas práticas em conjunto com a SEPLAG. Essas atividades foram importantes para os conselheiros se apropriarem das leis municipais e do regimento interno dos conselhos presentes, e também para estimulá-los a pensar em equipe sobre como os conselhos municipais podem se articular entre si e com outros órgãos, a fim de implementar políticas públicas e projetos importantes para o seu segmento.

Essa foi a segunda capacitação organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica para os conselheiros municipais de Mogi das Cruzes desde 2023, a fim de garantir uma formação cidadã específica para esses representantes e promover a participação integrada do Poder Público e da sociedade civil para além dos espaços de reunião dos conselhos.