Seminário oferece informação e estimula articulação de conselhos municipais com o poder público
Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica






O 2º Seminário "Atuação dos Conselheiros Municipais de Mogi das Cruzes”, realizado no dia 29 de fevereiro pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), foi uma oportunidade para conselheiros de diversas áreas de atuação aprimorarem seus conhecimentos sobre temas como legislações e normativas que regulamentam o trabalho dos conselhos e como pensar na articulação entre conselhos municipais e demais organizações a nível federal, estadual e municipal para execução de projetos e políticas públicas. A vice-prefeita Priscila Yamagami prestigiou o evento.
Realizado no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o seminário recebeu um bom público durante todo o dia – cerca de 50 pessoas representando 15 conselhos distintos. Durante o evento, os participantes assistiram a uma apresentação sobre indicadores sociais e econômicos de Mogi das Cruzes, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas e projetos que podem ser propostos pelos conselheiros de acordo com a temática que representam.
O seminário foi realizado em parceria com o professor Luis Piñel (IGT-SP), que abordou os temas citados e também conduziu duas oficinas práticas em conjunto com a SEPLAG. Essas atividades foram importantes para os conselheiros se apropriarem das leis municipais e do regimento interno dos conselhos presentes, e também para estimulá-los a pensar em equipe sobre como os conselhos municipais podem se articular entre si e com outros órgãos, a fim de implementar políticas públicas e projetos importantes para o seu segmento.
Essa foi a segunda capacitação organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica para os conselheiros municipais de Mogi das Cruzes desde 2023, a fim de garantir uma formação cidadã específica para esses representantes e promover a participação integrada do Poder Público e da sociedade civil para além dos espaços de reunião dos conselhos.

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"

Fundo Social promove “Dia do Cuidado” para moradores da Abomoras, em Cezar de Souza