Secretário de Urbanismo participa de audiência sobre a revisão da Lei de Parcelamento do Solo na Câmara
Secretaria de Planejamento e Urbanismo


O secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, esteve na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na terça-feira (26/9), onde participou de uma audiência pública sobre o projeto de lei 57/2023, que trata do processo de revisão da Lei de Parcelamento do Solo Urbano de Mogi das Cruzes (Lei nº 7.201, de 31 de agosto de 2016). O projeto foi encaminhado ao Legislativo após um amplo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, que teve início em 2021 e incluiu uma série de etapas – sempre priorizando o debate com a população, a transparência e a construção democrática da proposta.
Na audiência de terça-feira, o secretário Claudio Rodrigues foi recebido pelo presidente da Câmara, Marcos Furlan, e pelos vereadores Johnross Jones, Inês Paz, José Luiz Furtado e Edson Santos, além do advogado Caio Vano Cogonhesi, da 17ª subsecção da OAB de Mogi das Cruzes. Rodrigues apresentou o projeto em detalhes e tirou dúvidas dos presentes. “Foi uma ótima oportunidade para detalharmos a proposta, que agora será debatida e aprimorada pelos vereadores”, disse Claudio.
A lei define as regras para o parcelamento do solo urbano (loteamento, desmembramento, desdobro e remembramento de lotes, sujeitos à aprovação pela Prefeitura) e trata também da implantação dos condomínios, em suas diversas modalidades, no território do município.
O secretário acrescenta que, com a aprovação da Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019, que instituiu o novo Plano Diretor de Mogi das Cruzes, a revisão da Lei de Parcelamento do Solo Urbano também passou a ser necessária. “O artigo 242 do Plano Diretor determina que legislação urbanística também deve ser revisada e alterada, assegurando-se ampla participação popular na discussão. Foi o que fizemos”, explica.
O secretário salienta que a modernização das legislações municipais na área de planejamento e urbanismo proporcionam ferramentas para que a cidade cresça de forma organizada e sustentável, além de proporcionarem a atração de novos investimentos e o aquecimento da economia. “Com isso, atendemos aos pilares da gestão do prefeito Caio Cunha, que defende a desburocratização, o desenvolvimento econômico e a inovação, entre outros”, finaliza Claudio.

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador