Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes resgatou, na manhã desta quinta-feira (31/07), um filhote de capivara com vários ferimentos pelo corpo, no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas. O animal foi encontrado pelo responsável pela administração do parque, que acionou a equipe da Vigilância em Saúde.
De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, os ferimentos foram provocados por ataques de cães. Imediatamente após o resgate, o filhote foi encaminhado ao CCZ, onde está recebendo os cuidados veterinários necessários.
“A situação exigia ação rápida para garantir a sobrevivência do animal. Felizmente, conseguimos socorrê-lo a tempo e agora ele está em recuperação”, afirmou o veterinário. Após o tratamento, a capivara será reabilitada e, quando estiver em condições adequadas, será devolvida ao seu habitat natural no próprio parque.
O CCZ reforça a orientação para que a população evite qualquer tentativa de manipular animais silvestres feridos. Em casos como este, o ideal é entrar em contato diretamente com o Centro de Controle de Zoonoses, que possui equipe especializada para realizar o atendimento adequado, de forma segura tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas.
O contato com o CCZ pode ser feito pelos telefones 153, 4798-6799 ou 4798-6785.

Parceria entre Prefeitura e UMC vai ampliar e qualificar serviços da rede socioassistencial

"Mogi pela Educação" reúne cerca de 200 profissionais para debater e fortalecer a Educação Infantil

Adote Uma Praça já conta com 150 áreas apadrinhadas e segue em busca de novos parceiros

Prefeitura lança o aplicativo "SOS Mulher Mogiana" para combate à violência doméstica

Mogi encerra programação do Agosto Dourado com ações de incentivo ao aleitamento