Mogi discute reativação do pacto hospitalar e avanços na Saúde
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram nesta quinta-feira (03/07), no Departamento Regional de Saúde da Região I (DRS-I), na capital paulista, para discutir a reativação do pacto hospitalar na cidade, a partir da inauguração da Maternidade Municipal, prevista para o segundo semestre deste ano. O objetivo é garantir melhorias em toda a rede de atendimento em Mogi.
Segundo o vice-prefeito, a diretoria do DRS-I manifestou-se favorável à justificativa da proposta apresentada, destacando a importância da articulação para viabilizar as melhorias. “Reforçamos o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo uma assistência mais eficiente, integrada e de qualidade para toda a população de Mogi. Nosso objetivo é alinhar estratégias e pactuações que garantam uma organização mais eficiente da rede hospitalar da cidade, especialmente com a inauguração da Maternidade Municipal, que ampliará significativamente o atendimento materno-infantil”, explica.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, também aponta a relevância das discussões para integração e fortalecimento da rede hospitalar, garantindo assistência de qualidade e acesso mais ágil aos serviços de saúde. “O pacto hospitalar entre as unidades de saúde municipais e estaduais organiza e otimiza os serviços oferecidos, garantindo que cada unidade atenda a demandas específicas, evitando sobrecarga e filas, além de promover uma melhor distribuição de especialidades”, enfatiza.
Dentro do pacto, para revisão do atendimento em especialidades dos hospitais da cidade, foi proposta a ampliação de atendimentos nas áreas com maior demanda, como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia. Também foi solicitada a implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 infantis.
O pacto inclui a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, que visa ampliar e agilizar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), para reduzir filas e tempos de espera, além de promover um atendimento mais integrado e eficiente, e a necessidade de ampliação de vagas de hemodiálise para pacientes renais crônicos da região.
Também participaram da reunião o diretor técnico do DRS-I, Edson Umeda; a diretora técnica do Centro de Planejamento e Avaliação, Neide Hasegawa; a diretora da Coordenadoria das Regiões de Saúde (CARS), Hildaleia de Fátima Leandro; além da diretora do Departamento de Regulação e Gestão, Margarida Jacques, da chefe de Divisão da Rede de Urgência e Emergência, Aline Santos de Lara, e da diretora técnica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Silvana Kesrouani.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo