Mogi encerra programação do Agosto Dourado com ações de incentivo ao aleitamento
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes encerra nesta semana a programação do Agosto Dourado, campanha de incentivo e valorização do aleitamento. Durante todo o mês, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades da Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal, em Braz Cubas, foram palco de palestras, rodas de conversa, orientações a gestantes, entrega de brindes, sessões fotográficas e capacitações para profissionais da saúde.
Nesta quarta-feira (27/08), a USF Jardim Planalto realizou um evento especial para entrega de kits às gestantes e orientações sobre a importância da amamentação. Já na quinta-feira (28/08), às 8h30, o programa Mãe Mogiana receberá a palestra “Saúde Bucal e Amamentação”, ministrada pelas cirurgiãs-dentistas Juliana Raful e Maria Lúcia Portes. A atividade também contará com roda de conversa e sorteio de brindes para as gestantes.
Entre os destaques da programação está a capacitação voltada a cerca de 70 profissionais da rede municipal, incluindo pediatras e enfermeiros, que contou com a participação do pediatra Moisés Chencinsk, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com a apresentação da palestra “O Marketing Digital Influencia na Amamentação?”.
A divulgação do Banco de Leite Humano e do Programa de Aconselhamento, serviços especializados inaugurados em 2013, também tiveram papel de destaque durante o Agosto Dourado. Localizada no prédio da futura Maternidade Municipal, em Braz Cubas, a unidade atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento, além de captar doadoras de leite humano para bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. O espaço também oferece atendimento a gestantes e nutrizes, com orientações teóricas e práticas sobre amamentação.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforça a importância da mobilização:
“O leite humano é o primeiro vínculo de saúde, amor e proteção do bebê. Ao incentivar e apoiar a amamentação, estamos investindo em uma geração mais saudável e fortalecendo o cuidado integral às famílias mogianas”, destaca.

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h