Mogi ultrapassa 50% de cobertura vacinal contra a gripe e mantém média superior à nacional, estadual e regional
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




Mogi das Cruzes ultrapassa 50% de imunização do público-alvo contra a gripe nesta sexta-feira (04/07), com 109.434 doses aplicadas (50,07%), mantendo média de cobertura superior à nacional (42,75%), estadual (43,48%) e regional (40,62%). Entre o público-alvo, foram vacinados 53,74% dos idosos, 43,09% das crianças e 38,14% das gestantes na cidade. Para ampliar o acesso à vacinação, a Prefeitura Municipal realizou nesta sexta-feira (04/07) uma ação especial no Mercado Municipal. Ao todo, 201 doses foram aplicadas no local, como parte da estratégia para elevar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários.
O município lidera a aplicação de doses entre as cidades do Alto Tietê com mais de 200 mil habitantes - Itaquaquecetuba, com 382.521 moradores tem índice de 27,62% com 47.279 imunizações; e Suzano, com 318.765 residentes, soma 46,41% (71.637 pessoas vacinadas).
A mobilização ocorre em meio ao aumento dos casos de doenças respiratórias, típicos do período do inverno, quando a queda nas temperaturas eleva a procura por atendimentos nas unidades de saúde. A imunização é a principal forma de prevenção contra as formas graves da gripe, que podem levar a complicações e até ao óbito, principalmente entre os mais vulneráveis.
“A vacinação é uma ferramenta essencial de cuidado e proteção, especialmente neste período em que os problemas respiratórios se intensificam. Levar as doses até onde as pessoas estão é uma forma de garantir acesso e salvar vidas. Quando os pais deixam de vacinar seus filhos, estão expondo as crianças a riscos que poderiam ser evitados com uma simples dose. Estamos vendo as consequências disso nas internações no Hospital Municipal, onde a maioria das crianças internadas não possui a imunização”, destaca a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver estoque. No entanto, há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
“A parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Saúde reforça nosso compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população. O Mercado Municipal é um espaço de grande circulação de pessoas, especialmente dos nossos comerciantes, trabalhadores e consumidores da região central. Por isso, oferecer a vacina contra a gripe nesse local estratégico é uma forma de ampliar o acesso e facilitar a imunização dos grupos prioritários e de toda a comunidade. A prevenção é sempre o melhor caminho, principalmente neste período do ano em que as doenças respiratórias se intensificam. Estamos somando esforços para proteger vidas e cuidar das pessoas de forma integrada,” afirmou o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.
Cobertura vacinal
Até esta sexta-feira (04/07), 109.434 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Mogi das Cruzes, o que representava uma cobertura de 50,079% entre os grupos prioritários. O índice está acima das médias nacional (42,75%), estadual (43,48%) e regional (40,62%). Entre os grupos prioritários, foram vacinados 53,74% dos idosos, 43,09% das crianças entre 6 meses e 6 anos de idade e 38,14% das gestantes na cidade, índices ainda aquém da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Estratégias ampliadas
Para reforçar a cobertura, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem adotado diversas estratégias, como o drive-thru na Avenida Cívica, que aplicou 2.790 doses em um único dia. Além disso, equipes de imunização percorreram escolas da rede municipal até o dia 26 de junho, aplicando a vacina contra a gripe e atualizando cadernetas vacinais com outras doses de rotina. A imunização também foi levada a outros espaços públicos, como o Centro Municipal de Paradesporto, garantindo o acesso descentralizado à vacina.
Desde a última terça-feira (01/07), a vacina passou a ser disponibilizada também nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade — Pró-Criança e Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal — para crianças atendidas nestes locais que não apresentem sintomas gripais.
Informações sobre o imunizante
O imunizante utilizado é o trivalente, atualizado para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que estão em circulação neste inverno. A proteção começa entre duas a três semanas após a aplicação da dose.
A vacina continua disponível, enquanto houver estoque, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e nas sete unidades com horário estendido (Alto Ipiranga; Braz Cubas; Jundiapeba; Vila Suíssa; Santa Tereza; Jardim Camila; ESF Nova Jundiapeba), até as 18h. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br).
A população deve procurar a unidade mais próxima e apresentar documento de identificação. `Para crianças, é recomendável levar a caderneta de vacinação.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo