Prefeita Mara Bertaiolli anuncia retomada da UnicaFisio de Braz Cubas em evento da unidade do Rodeio
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A UnicaFisio de Braz Cubas será reativada para atender o pedido dos pacientes da região que deixaram de ser atendidos no local há 1 ano e meio e passaram a fazer o trajeto até a unidade do Rodeio, instalada no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS). O anúncio foi feito pela prefeita Mara Bertaiolli, nesta sexta-feira (27/06), durante a “Festa na Roça”, promovida para valorizar e integrar os idosos em um evento cultural e inclusivo.
“Vamos reabrir a UnicaFisio em Braz Cubas, que voltará a funcionar com a mesma qualidade que atendia os pacientes lá. Após a mudança, há um ano e meio, muitas pessoas precisam fazer o trajeto até o Rodeio. Isso gerou muita dificuldade e, até mesmo, a descontinuidade dos tratamentos”, enfatiza a prefeita.
A unidade deve voltar a funcionar com atendimento completo para quem tem mais de 60 anos e estrutura valorizando a humanização e acessibilidade, com equipe de atendimento multiprofissional formada por fisioterapeutas, nutricionista e terapeuta ocupacional, que atuam em duas frentes de atuação: fisioterapia e reabilitação para pacientes com limitações físico-motoras; e promoção da saúde, focada em atividades físicas monitoradas para melhorias na qualidade de vida.
O anúncio da prefeita foi aprovado por pacientes como a artista plástica Ana Maria Barbosa, 76 anos. “Frequentei a UnicaFiso em Braz Cubas por dois 2 anos e há 1 ano estou no Rodeio, mas fica complicado o deslocamento até aqui, principalmente para quem, como eu, mora na Vila Lavínia. Agora, voltará a ficar mais fácil acompanhar as atividades”, comemora.
A Festa na Roça desta sexta-feira (27/06) reuniu cerca de 200 pessoas que são atendidas nos diversos serviços prestados no prédio do Rodeio, com o objetivo de promover a confraternização entre pacientes, alunos, familiares e equipe, fortalecendo os laços entre os frequentadores da unidade em um ambiente acolhedor.
Entre os destaques da programação se destacaram as apresentações de dança realizadas pelas alunas da oficina da unidade, a participação especial dos colaboradores com uma dança típica em homenagem aos idosos, além de atrações musicais ao vivo com o grupo As Seresteiras e uma dupla de violeiros com repertório tradicional.
Segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a ação se soma ao trabalho contínuo para oferecer atividades de reabilitação e promoção à saúde para pessoas com mais de 60 anos. “A Festa na Roça é mais do que um evento junino, é um momento de pertencimento, convivência, valorização da cultura e, acima de tudo, celebração da vida dos pacientes e alunos, reforçando nosso compromisso com o cuidado humanizado, a saúde e a qualidade de vida dos idosos atendidos”, afirma.
A coordenadora técnica da unidade, Joelma Amaku Arnold, também enfatiza a importância da ação. “A festa foi cuidadosamente planejada para valorizar o protagonismo da pessoa idosa, com uma programação diversificada que mescla cultura, inclusão e entretenimento”, frisa.
Frequentadora da unidade, Izaura Sanches de Lima, 92 anos, apoia a iniciativa. “São momentos importantes, de confraternização e união entre os alunos. Aqui, a gente se sente em casa”, reforça. A opinião é compartilhada por Maria Ignês Zamuner, 88. “Gosto de tudo aqui, desde os atendentes, funcionários, professores e companheiros de atividades. Então, uma festa como esta, que reúne todos daqui, é sempre motivo de grande alegria”, aponta.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo