Setembro Amarelo terá diversas ações de valorização à Saúde Mental
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Vila Dignidade terá palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo Claudiney Procópio dos Santos Alberto


A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais da Longevidade, Saúde e Assistência Social, promove, às 14 horas, da próxima quarta-feira (10/9), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo do Posto de Saúde Jardim Santa Tereza, Claudiney Procópio dos Santos Alberto. O evento com o objetivo de promover um espaço de diálogo, reflexão e conscientização será realizado na Vila Dignidade, na Vila Cecília, e dará início a uma série de atividades programadas para o Setembro Amarelo.
Durante todo o mês, Mogi das Cruzes promove debates, palestras, encontros focados na campanha de prevenção ao suicídio e da valorização à vida. A iniciativa, que no Brasil é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, traz a conscientização sobre a importância da informação, do acolhimento e do cuidado em saúde mental.
“O dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Falchete.
O Setembro Amarelo pretende sensibilizar toda a comunidade, incentivando cada cidadão a ser parte ativa desse movimento. Por isso, a pasta preparou uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês, como espaços de diálogo entre profissionais da Saúde e a comunidade, levando informação à população e fortalecendo a rede de apoio.
As atividades simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias Saúde da Família (ESF) e Mãe Mogiana, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos; no Pronto Atendimento do Jardim Universo, onde haverá o debate do tema "Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção", espaço de escuta e acolhimento; no Pró-Criança, no Mogilar, com campanha de conscientização durante todo o mês, marcada por entrega de cartões personalizados com laços amarelos aos colaboradores e montagem de painel com informações e frases de reflexão sobre o tema; e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, que contará com ações de sensibilização, cuidados e práticas integrativas com os colaboradores da unidade, além de orientação e acolhimento aos pacientes. Também estão programadas atividades no Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e Álcool e Drogas (Caps-AD), no Parque Airton Nogueira, no Rodeio.
Confira as principais ações da Campanha Setembro Amarelo
• Quarta-feira (10/9), às 14h: Palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo Claudiney Procópio dos Santos Alberto
Local: Vila Dignidade
• Sexta-feira (12/09): "Festa da Primavera"
Local: Cecco
• Quinta-feira (25/09): "Prevenção ao suicídio e valorização da vida"
Local: Capsi
• Sexta-feira (26/06): "Picnic Valorização da Vida"
Local: Parque Airton Nogueira

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h