Criação da Diária Especial de Atividade Complementar para a Guarda Municipal é aprovada
Secretaria de Segurança


A presença da Guarda Civil Municipal nas ruas de Mogi das Cruzes será ampliada, com a criação da Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que possibilita que os guardas civis trabalhem no período de folga, sendo devidamente remunerados por isso. A medida proposta pela Prefeitura foi aprovada nesta quarta-feira (02/07) pela Câmara Municipal.
Agora, o documento será encaminhado para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para os trâmites previstos na legislação do município e sanção da prefeita Mara Bertaiolli.
De acordo com a legislação, os guardas civis municipais poderão trabalhar um período de oito horas nos horários de folga, em um modelo semelhante à Atividade Delegada, existente na Polícia Militar. A lei também estabelece um limite de dez diárias mensais para os guardas como o limite a ser realizado.
“A DEAC foi pensada como uma forma de valorizar e ampliar o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. Queremos a corporação nas ruas, andando pelos bairros, pelo comércio para a segurança dos mogianos e mogianas, o que se reflete em mais qualidade de vida para a população”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes conta com 298 guardas civis municipais, que atuam no patrulhamento e no monitoramento da cidade, além dos grupamentos específicos da corporação.
“Com a implantação da DEAC, vamos intensificar o trabalho de policiamento nos bairros e na região central, permitindo uma resposta mais eficiente e rápida para a população em situações de emergência, ampliando a sensação de segurança dos mogianos”, explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Ele lembrou que o efetivo da Guarda Civil Municipal também realiza o trabalho de apoio a outros órgãos da Prefeitura e a operações de fiscalização, além da segurança de prédios municipais.
Investimentos
A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
Desde o início do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e investimentos para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal na cidade. Entre as ações realizadas está a incorporação ao patrulhamento nas ruas de 64 novos guardas civis municipais, ocorrido em março. Para isso, a administração municipal investiu R$ 1,7 milhão para a compra de uniformes e coletes balísticos que são usados pelos profissionais.
Outro destaque é a reativação da base da Guarda Civil Municipal na praça Oswado Cruz, em abril. O local foi totalmente recuperado pela administração municipal e voltou a funcionar 24 horas por dia. Além do atendimento ao público, os guardas civis também atuam no monitoramento da região central. Uma viatura também está designada para o local, tornando o atendimento a ocorrências mais rápido e eficiente.
O trabalho da corporação no combate à perturbação do sossego e à prática de descarte irregular de lixo e entulho também foi ampliado, bem como o trabalho integrado com as Polícias Militar e Civil e a realização de operações especiais em diversas regiões da cidade.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.

Manutenção emergencial suspende abastecimento de água na região do Jardim Aracy

Mercadão de Mogi completa 167 anos como referência histórica e centro de compras tradicional da cidade

Secretaria de Educação abre inscrições para alunos que estão fora da rede municipal de ensino

Rua Santa Catarina recebe fresa asfáltica para a estabilização de solo

Vila Cléo e Vila São Sebastião recebem neste sábado a Operação Cata-Tranqueira