Grupo de Trabalho para Segurança na Escolas inicia visitas a unidades municipais

Secretaria de Segurança

17 de abril de 2023

O Grupo de Trabalho para a Segurança nas Escolas, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, começou o seu trabalho nesta segunda-feira (17/04), com visitas a unidades municipais. No primeiro dia da ação, os responsáveis foram ao CEIM Professor Amauri Rodrigues Leite, em Cezar de Souza, fizeram uma vistoria na estrutura e conversaram com pais e responsáveis.

Nesta primeira etapa, o Grupo de Trabalho fará vistoria nas escolas para identificar possíveis vulnerabilidades, ouvir as demandas das unidades e planejar o treinamento para alunos e professores sobre os protocolos de segurança. Com estes dados em mãos, serão estudadas intervenções e estratégias que deverão ser adotadas.

O Grupo de Trabalho para a Segurança nas Escolas é coordenado pelo  tenente aposentado Pedro Miranda. Ele ingressou na Polícia Militar em 1996, como soldado. Durante sua carreira, foi promovido a cabo, sargento e subtenente, até se aposentar em dezembro do ano passado. Também trabalhou na Rota entre 2005 e 2009, na Força Tática e no Patrulhamento na região de Mogi das Cruzes de 2013 a 2015.

Além da visita ao CEIM Professor Amauri Rodrigues Leite, nesta segunda-feira, Pedro Miranda também se reuniu com a secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, para discutir detalhes para o desenvolvimento das ações. As visitas às escolas municipais terão continuidade nos próximos dias, dentro de um cronograma definido em conjunto entre as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança.

O início das intervenções do Grupo de Trabalho faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes voltadas à segurança nas escolas. Como medidas imediatas, o trabalho da Ronda Escolar foi intensificado, com a participação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e definição de protocolo para atendimento prioritário a chamados relacionados a escolas.

Também estão sendo realizadas ações para a melhoria da segurança nas unidades de ensino. Um exemplo é a instalação de 30 totens de segurança em escolas municipais, que está em fase final. Os equipamentos são ligados à Central de Monitoramento de Totens e possuem câmeras de monitoramento, interfone ligado à Central e recursos de emissão sonora.

A Prefeitura também está investindo em ações de tecnologia e inteligência, com os procedimentos para a aquisição de um sistema de monitoramento de redes sociais e a contratação de sistema de monitoramento inteligente, cercas elétricas, agentes de monitoramento 24 horas e botão de pânico, para todas as escolas municipais.