Guardas municipais passam por treinamento para atuação com cães

Secretaria de Segurança

15 de março de 2022

Guardas municipais de Mogi das Cruzes participaram, neste final de semana, de um treinamento para atuar com cães. A ação, realizada em parceria com a Guarda Municipal de Vinhedo, faz parte do trabalho de qualificação projeto para a criação do canil da corporação na cidade.

O curso de capacitação teve 36 horas/aula e foi realizado entre sexta-feira (11/03) e domingo (13/03), com atividades teóricas e práticas e a participação de cinco guardas municipal de Mogi das Cruzes. O tema da capacitação foi “Comportamento de Cães voltados para Guarda e Proteção, Busca, Captura e Detecção”.

Durante o trabalho, foi utilizada a raça pastor belga malinois. Um cão treinado também foi doado pelo município de Vinhedo para a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes para dar início ao canil da corporação na cidade.

A criação do grupamento com cães é um projeto para ampliar a atuação da corporação dentro do sistema de segurança pública do município. A estrutura para receber os animais deverá ficar em um novo espaço de segurança no distrito de Cezar de Souza.

Capacitação

Uma das vertentes do trabalho de fortalecimento da Guarda Municipal realizado pela Prefeitura é o investimento na capacitação da corporação. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Em 2021, foram realizados treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

No ano passado, a administração municipal também criou a Patrulha Ambiental, que atua nas questões ligadas ao meio ambiente, como ocorrências de desmatamento irregular e ocupação de áreas de preservação ambiental, além de auxiliar na segurança dos locais mais distantes do município.

A Guarda Municipal também conta com a Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, a Patrulha Rural, que trabalha nas áreas mais distantes do município, a Ronda Escolar, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com a Ronda Ostensiva com Motos (Romo), além das viaturas de patrulhamento de área.

A população pode contribuir com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, que devem ser feitas pelo telefone 153, que atende 24 horas por dia.