Prefeitura entrega oito novas viaturas para reforçar a presença da Guarda Municipal

Secretaria de Segurança

14 de abril de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou, na tarde desta sexta-feira (14/04), oito novas viaturas para a Guarda Municipal. Estes veículos serão destinados à Ronda Ostensiva Municipal (Romu), à Patrulha Maria da Penha e ao patrulhamento de área, neste momento, com atenção especial às regiões próximas a escolas.

“As viaturas foram desenhadas, na parte técnica, junto com a Guarda Municipal para que atenda às nossas necessidades. A entrega não é uma resposta ao burburinho dos últimos dias. É por estratégia e planejamento, para prestar o serviço que Mogi das Cruzes necessita e continuar sendo uma cidade segura”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

Foram entregues cinco veículos modelo Spin e três veículos modelo Trailblazer, que serão utilizadas pela Romu. O investimento foi de R$ 2.280.590,50.

O prefeito lembrou ainda que o investimento em segurança pública também compreende ações voltadas ao lado social, como a inauguração do segundo Espaço de Brincar, na quinta-feira (13/04), no distrito de Jundiapeba. “É preciso ter o cuidado com o emocional e com todo tipo de estímulo para a criança. Tem a ver com segurança, educação e cultura. Investirmos hoje para não precisar, daqui 10 ou 20 anos, investir no ostensivo”, completou.

A entrega das novas viaturas faz parte dos investimentos para o fortalecimento da Guarda Municipal. Dentro destas ações, também está prevista a aquisição de 12 novas motos para a Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo). Elas também serão utilizadas no fortalecimento do trabalho de segurança nas unidades de ensino da cidade.

“A Guarda Municipal realiza um excelente trabalho para a segurança em nossa cidade. A Prefeitura permanecerá investindo recursos para garantir que essa instituição tão importante possa continuar fazendo um trabalho exemplar em nossa cidade”, disse o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Segurança nas Escolas

No evento, o prefeito também anunciou o início de um Grupo de Trabalho específico para a Segurança nas Escolas. A iniciativa será comandada pelo tenente aposentado Pedro Miranda. Ele ingressou na Polícia Militar em 1996, como soldado. Durante sua carreira, foi promovido a cabo, sargento e subtenente, até se aposentar em dezembro do ano passado. Também trabalhou na Rota entre 2005 e 2009, na Força Tática e no Patrulhamento na região de Mogi das Cruzes de 2013 a 2015.

“O grupo de trabalho irá de escola em escola para entender todas as vulnerabilidades, trazer as demandas e treinar alunos e profissionais sobre os protocolos”, explicou Caio Cunha.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações voltadas à segurança nas escolas. Como medidas imediatas, o trabalho da Ronda Escolar foi intensificado, com a participação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e definição de protocolo para atendimento prioritário a chamados relacionados a escolas.

Também estão sendo realizadas ações para a melhoria da segurança nas unidades de ensino. Um exemplo é a instalação de 30 totens de segurança em escolas municipais, que está em fase final. Os equipamentos são ligados à Central de Monitoramento de Totens e possuem câmeras de monitoramento, interfone ligado à Central e recursos de emissão sonora.

A Prefeitura também está investindo em ações de tecnologia e inteligência, com os procedimentos para a aquisição de um sistema de monitoramento de redes sociais e a contratação de sistema de monitoramento inteligente, cercas elétricas, agentes de monitoramento 24 horas e botão de pânico, para todas as escolas municipais.

Participaram da cerimônia de entrega a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o secretário-adjunto de Segurança, Alexandre Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, os vereadores Otto Rezende, Johnross Jones Lima, Carlos Lukarefsky, Juliano Botelho, Malu Fernandes, Gustavo Siqueira, Edson Alexandre Pereira, Eduardo Ota, José Luiz Furtado, Fernanda Moreno e Maurino José da Silva, além do comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Manuel Ferreira Neto.

Guarda Municipal

O trabalho de valorização da Guarda Municipal também compreende a ampliação e treinamento do efetivo, além do investimento em tecnologia. No mês passado, 28 novos guardas municipais foram apresentados e já estão atuando na segurança da cidade.

A Prefeitura também instalou 10 totens em pontos estratégicos apontados por estudos técnicos. Para o funcionamento pleno dos equipamentos foi entregue a Central de Monitoramento de Totens.

Outra ação importante é a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por modelos mais novos e modernos. O trabalho começou na última semana, na região central e continuará pelas próximas semanas.

A população também pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153, um serviço que funciona 24 horas por dia.